Reciclagem de cartuchos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECICLAGEM DE CARTUCHOS
Empresário brasileiro revoluciona o mercado de cartuchos para impressoras
As Editorias de Informática e Tecnologia da ABN testaram durante 18 meses os cartuchos remanufaturados pela Paraí, uma empresa genuinamente brasileira com sede em João Pessoa na Paraíba e presente, com seus produtos, em mais de 53 países.
Editores e colaboradores especialistas da ABN AgênciaBrasileira de Notícias, em uma avaliação imparcial e criteriosa, comprovaram a qualidade e o rendimento dos produtos da Paraí em comparação com os cartuchos originais disponibilizados no mercado pelos fabricantes de impressoras.
O empresário Luciano Piquet: reinventou os cartuchos.
O empresário paraibano Luciano Piquet, dono da Parai Informática, é um caso de sucesso na concorrida e disputada áreade informática. Num momento de necessidade ele reinventou o cartucho, esse item que tanto pesa no bolso dos usuários de informática. Mas quem acabou ganhando também foram os consumidores que passaram a ter uma alternativa segura e confiável na hora de repor seus cartuchos vazios.
Cartuchos de tinta remanufaturados já equivalem aos originais em qualidade
Uma nova indústria começou a floresceras margens do mercado formal de impressoras nos últimos quatro anos. O chamado mercado alternativo de cartuchos de tinta vem procurando oferecer a mesma qualidade de impressão a um custo mais atraente. Mas é importante que o usuário tenha conhecimento das diferenças entre os produtos ofertados, já que podem surgir muitas informações imprecisas.
No mercado de cartuchos destacam-se os chamadosoriginais, que são produtos que levam a marca do fabricante da impressora, produzidos em escala industrial com componentes 100% novos, protegidos por patentes; e os cartuchos remanufaturados, que são produzidos a partir de um original usado (de preferência vazio), que é limpo, recarregado, testado e recolocado à venda em uma nova embalagem. Outra categoria que merece relevância é a dos cartuchosfalsificados (piratas), que também são reciclados, porém vendidos como originais. Eles são etiquetados e reembalados em caixas parecidas ou até mesmo em originais, sendo repassados ao mercado a um preço abaixo do original.
Como são parte integrante do projeto da impressora, os cartuchos originais são protegidos por patentes industriais que englobam garantias, principalmente, na composição química datinta. Essas características os tornam uma espécie de referência, todos os outros compatíveis serão comparados a eles em termos de preço e de desempenho. E é justamente na comparação que os cartuchos remanufaturados ganham espaço. Por ser um processo relativamente simples, a remanufatura também pode ser feita em escala artesanal. O processo de reciclagem também é visto como ecologicamentecorreto, já que recoloca no mercado um produto que normalmente acabaria no lixo, economizando, até mesmo o petróleo necessário para produzir o plástico que seria utilizado em um novo cartucho. Por estas e outras razões, o produto reciclado é o de menor custo, capaz de proporcionar, inclusive, um bom lucro ao reciclador (perdendo somente para o mercado ilícito de cartuchos).
Mas o maior ponto dedivergência entre estas categorias é em relação à qualidade da impressão. Empresas como HP, Epson, Canon e Lexmark investem pequenas fortunas no desenvolvimento de tecnologias de impressão cada vez mais sofisticadas. A melhora na qualidade, em muitos casos, só é possível na melhora como um todo, isto é, os drivers de impressão levam em consideração as características do mecanismo de impressão, daformulação da tinta e as peculiaridades de cada tipo de papel utilizado. Porém, com menos preocupações, já que reaproveitam os cartuchos originais, as empresas recondicionadoras, investem quase que exclusivamente na tecnologia do processo de recarga e na qualidade da tinta que mais se aproxima da original.
Os principais fabricantes estão cientes do mercado alternativo e proíbem o uso dos cartuchos...
tracking img