Bernardo carvalho - um pouco sobre o autor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BERNARDO CARVALHO - um pouco mais sobre o autor convidado da Jornada

Encerrando a I Jornada de Literatura Contemporânea da Unifesp teremos uma conversa com um dos mais importantes e premiadosescritores da literatura atual, Bernardo Carvalho.

Bernardo Carvalho nasceu em 1960 no Rio de Janeiro. É escritor e jornalista. Foi editor do suplemento de ensaios "Folhetim" e correspondente do jornalFolha de São Paulo em Paris e Nova Iorque.

Carvalho estreou na literatura no início da década de 1990 com a coletânea de contos Aberração (1993), desde então vem mantendo uma contínua ereconhecida produção literária, que conta atualmente com nove romances publicados.

Em 2003 recebeu o prêmio Portugal Telecom de Literatura pelo romance Nove Noites (2002). E com seu romance posterior,Mongólia (2003), Carvalho foi o vencedor dos prêmios APCA (2003) e Jabuti (2004).

O seu mais recente romance, O filho da mãe (2009), parte da coleção Amores Expressos, é o resultado da estadia do autorna cidade russa de São Petersburgo. Recentemente, Carvalho manteve uma coluna no Blog do IMS, intitulada “Diário de Berlim”, que fora escrita durante o ano que o autor passou na Alemanha, comoescritor convidado em um programa de residência criativa.

Aliás, as viagens são constantes na obra de Carvalho, que desde os seus primeiros livros busca um espaço transnacional para os seus romances.Afastando-se assim da categoria de uma literatura “nacional”. Os deslocamentos e a estrangeiridade são fundamentais para obra de Carvalho, que afirmou recentemente:

só consigo existir como escritor seeu não fizer parte do que me cerca, de onde eu estou, e, sobretudo se não fizer parte daquilo com o que tentam me identificar a priori, brasileiro, gay etc. (...) Preciso não me identificar para poderescrever. É por isso que as viagens acabam sendo tão fundamentais. O “estrangeiro” é, em princípio, o lugar da incompatibilidade, da contrariedade, da impossibilidade de identificação e, de certa...
tracking img