A vida na escola, e a escola da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro A vida na escola, e a escola da vida de Vera Maria Candau

Ninguém está contente com a escola

Pais, professores, alunos e a direção da escola, só estão preocupados em jogar a culpa do fracasso uns nos outros, não pensam que é conversando que chega a raiz do problema, pensando em conjunto para resolver um problema.

Os pais estão preocupados e insatisfeitos

A falta de escolas,reprovação, corpo docente despreparado, deficiências materiais, e a escassez de material didático entre outros tendem a contribuir para o fracasso escolar, só que a escola nunca educará sozinha, pois a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Alguns pais culpam os professores pelo fracasso de seus filhos ou então acreditam que são crianças preguiçosas, distraídas e muitos dos pais sesentem culpados pelo pouco tempo que tem ao lado dos filhos, e por não saberem o conteúdo ensinado não conseguem ajudar em suas atividades de casa.

Os professores se sentem casados e frustrados

Professores cansados, desvalorizados sentem-se sobre carregados em sua função, com salários baixos que não permite que vivam com dignidade. Quando estão diante de uma turma com dificuldade deaprendizagem se dão conta da sua falta de preparo para o trabalho que precisam desenvolver, e, além disso, precisam resolver sozinhos os inúmeros problemas que surgem na sala de aula. Com isso adotam atitudes autoritárias em relação aos alunos e aos pais, em muitas vezes alguns professores entregam os pontos e assim se desinteressam por sua função de educadores.

Os alunos sentem que a escola não foifeita para eles

Para alguns alunos a professora não está ali para ajudar e ensinar, mas sim para criticar, dar castigo quando se comportam mal e que reprovam quando por algum motivo não conseguem aprender.
Eles têm medo ao invés de respeito, e se defendem através da agressividade e indisciplina.
A professora muitas vezes corrige palavras que usam dizendo claramente que não acredita na suacapacidade, com isso ela consegue que esses alunos percam a motivação de seguir os estudos, se tornando incapazes de acreditar em si mesmo tendo um fracasso escolar que irá marcar suas vidas.

A escola é vista como uma escada que permite à gente subir na vida

Mesmo estando descontentes com o sistema escolar os alunos sonha com uma escola melhor, uma escola que os conduza a uma espécie de escada queirá levá-los a uma vida melhor, a um futuro cheio de esperanças.
Para as pessoas menos favorecidas, a escola é a grande oportunidade oferecida para compensar sua falta de dinheiro, de importância e de posição social. Pois com estudo ele poderá subir essa escada cada vez mais alto.

A lei diz que a escola existe para todos

A Lei diz assegurar que a escola deve ser democrática, aberta paratodos.
Com o tempo tivemos grandes conquistas, pois anteriormente somente às pessoas com posses tinham oportunidade.
O ensino é gratuito para todas as classes sociais, raças e o sucesso nos estudo dependem exclusivamente de seus talentos, méritos, inteligência, esforço e perseverança de cada um.

[pic]

A realidade da escola desmente todas suas promessas

Infelizmente a realidade da escoladesmente suas promessas de acesso igual para todos. Todos esperam que a escola cumpra seu papel, o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos. Essa triste realidade mostra que a escola trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam que são uns fracassados por serem inferiores, pois ela só consegue instruir a minoria o restante é excluído e marginalizado.

Nem todos têmacesso à escola

Pais de alunos de uma escola da rede municipal de Icatu, a 115 km de São Luís, derrubaram a sede do estabelecimento revoltados com as condições precárias de ensino da Escola Municipal Proteção de Jesus.
Há dois anos, a Prefeitura de Icatu prometia reformar a escola, mas nada foi feito até o início deste ano. Agora, pelo menos 150 alunos da comunidade Palmeiras estão fora da...
tracking img