A vida na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ




VIVIANE VIEIRA BISPO










A VIDA NA ESCOLA




















Iramaia
2011

VIVIANE VIEIRA BISPO










A VIDA NA ESCOLA




Memorial Educacional apresentado
à Faculdade de Educação da
FINOM, como requisito parcial para
obtenção de nota na disciplina de
Metodologia do Ensino Superior.Orientador: Prof. Suely Calabri

















Iramaia-Bahia
2011
APRESENTAÇÃO


Este Memorial oportunizou-me, resgatar e compreender razões das inúmeras ações ocorridas em minha formação pessoal e educacional, situando-as nos diversos momentos históricos em que as mesmas se deram. Assim como foi extremamente válido ouvir a experiência do “outro”, procuro,durante o decorrer de minhas palavras, expor entre outras, minhas alegrias e frustrações frente ao meu processo de escolarização enquanto aluna e professora.
















































DESENVOLVIMENTO


A construção de minha trajetória escolar começou com 7 anos de idade na escola Grupo Escolar Castro Alves, uma escolaestadual, onde estudei até o ano de 1991 quando concluir a 4ª série, houve uma formatura na conclusão. No ano de 1992 comecei a estudar no Centro Educacional Municipal de Iramaia, de 1996 a 1998 cursei o ensino médio na mesma escola. Meu estágio supervisionado do magistério ocorreu em 1998, realizei docência em 1ª série do ensino fundamental no Grupo Escolar Castro Alves, em Iramaia-Bahia, hojeesta escola já não existe, pois foi municipalizada e agora no local funciona a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nesse estágio, pude colocar em prática as questões teóricas adquiridas no curso de magistério.
Em necessidade de busca a vontade de compreensão e de mudanças levaram-me a perceber o impacto da informática no ambiente educacional e profissional, então no ano de 1998 fiz ocurso de informática na escola ALT INFORMÁTICA. O aprendizado nessa área preparou-me para estar melhor inserida no mundo atual, possibilitando-me não apenas maior acesso a informações, mas também colaborando para que possa ter um melhor desempenho como professora.
No ano de 2001, fui convidada para participar do curso de capacitação para alfabetizadores, do Programa AlfabetizaçãoSolidária, foi uma experiência maravilhosa, lecionar para adultos. Tem uma senhora que me chama de pró até hoje.
Em 2002, fui convidada para ser líder local do Projeto Educar Para Vencer (fluxo), de 5ª a 8ª série e existia também o de 1ª a 4ª com outra líder, existia também as líderes de área, essas eram de Salvador. Depois de um certo tempo unificaram o projeto e só precisava de uma líder local,houve uma reunião entre as duas líderes de área e a Secretária de Educação de Iramaia para decidir qual das duas ficaria, então eu fiquei sendo líder de 1ª a 8ª série, em 2003 acabou a defasagem idade/série, acabou também o projeto.
No ano de 2003, fui aprovada no concurso para professora, promovido pela Prefeitura Municipal de Iramaia. Fui classificada, mas não assumi a função de professora,porque recebi o proposta de ser nomeada para trabalhar no setor de tributos, onde trabalhei até o ano de 2007. Em junho de 2007, fui designada para exercer a função de professora da 1ª série no Centro de Excelência Professora Zoraide Nascimento. Passei a ensinar alunos que aparentemente demonstrava desinteresse, embora o desespero se fizesse presente em meu interior, jamais demonstrei insegurançaaos alunos. Não por acreditar ter que ser perfeita, mas porque sabia que mesmo na indisciplina eles eram crianças esperançosas de algo bom em suas vidas e eu deveria, enquanto educadora, ser um referencial positivo para eles, para suas famílias, enfim para suas vidas. Tive medo de não conseguir desenvolver um bom trabalho, ainda mais assumir uma turma no meio do ano. A única experiência que...
tracking img