Manual de projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO 1 PAULO – U.E. DE LORENA
Coordenação do Curso de Direito
2

- Programa de Orientação de Monografias 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autor4

Título e subtítulo (se houver)5

Local, Data6

1 2

Fonte: Times New Roman, 18, negrito, maiúsculas. Fonte: Times New Roman, 16, negrito. 3 Fonte: Times New Roman, 14, negrito. 4 Fonte: Times New Roman,14, negrito. 5 Fonte: Times New Roman, 18, negrito. 6 Fonte: Times New Roman, 14.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO 7 PAULO – U.E. DE LORENA
Coordenação do Curso de Direito
8

- Programa de Orientação de Monografias 9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autor10

Título e subtítulo (se houver)11
12

Projeto apresentado ao Programa de Orientação de Monografias (TCC) do Curso de Direitodo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, como requisito parcial das Atividades de Graduação, sob a supervisão da Coordenação do Curso de Direito.

Local, Data13

7 8

Fonte: Times New Roman, 18, negrito, maiúsculas. Fonte: Times New Roman, 16, negrito. 9 Fonte: Times New Roman, 14, negrito. 10 Fonte: Times New Roman, 14, negrito. 11 Fonte: Times New Roman, 18, negrito. 12 Fonte: TimesNew Roman, 12, itálico. 13 Fonte: Times New Roman, 14.

Elementos Componentes do Projeto de Pesquisa
1. Introdução
1.1 Apresentação do tema e delimitação do problema: Antes de partir para a

pesquisa propriamente dita, necessário se faz ter uma ideia bem clara do problema a ser resolvido. Inicia-se, pois, com uma apresentação em que se coloca como se chegou ao problema, explicando osmotivos mais importantes que levaram à abordagem do assunto. Algumas dicas: a) b) c) Escolha tema de seu interesse; É necessário ter uma visão clara do tema, o que exige leituras prévias de textos, A delimitação do problema é crucial para um bom trabalho. Um assunto restrito facilita o

particularmente livros e revistas científicos, sobre o assunto; trabalho de pesquisa e a elaboração do texto, bemcomo permite um maior aprofundamento. Para delimitar o problema responda às seguintes questões: Por quê?, Onde? e Quando? d) A leitura atenta dos títulos dos artigos científicos da área jurídica, ou dos títulos de monografias, dissertações e teses, da mesma área, com muita frequência mostram como delimitar um tema numa pesquisa. e) O tema a ser escolhido deve possuir ligação com o desenvolvimentoda pesquisa e elaboração da futura monografia. 1.2 Objetivos: 1.2.1 Objetivo Geral: O que pretende com a monografia? Para que fazer? 1.2.2. Objetivos específicos: O que se quer provar com a Monografia? Onde se quer chegar com a Monografia? Qual a pretensão da pesquisa? Muitas vezes os títulos dos capítulos da futura monografia indicam alguns dos objetivos específicos da mesma.

1.3Justificativa: Por que fazer? O que justifica o trabalho, sua importância social e científica e a relevância da pesquisa. N.B. Não raramente confundem-se os objetivos com a justificativa. A justificativa

refere-se ao “passado” e os objetivos ao “futuro”. Em outros termos, na “justificativa” apresenta-se o “por quê” o tema escolhido é importante do ponto de vista científico e social. E, nos “objetivos”, oque se pretende com a execução da pesquisa: o “para quê”. Está errado, pois, escrever, na “justificativa”, o seguinte: esta pesquisa “pretende”, “visa” etc. Tais verbos referem-se, pois, aos “objetivos”.

2. Fundamentação Teórica
2.1. Revisão Histórico-Doutrinária: Trata-se de uma pesquisa histórica (como era e como é) e doutrinária (pensamento dos doutrinadores) sobre o assunto escolhido. 2.2.Revisão Documental: Consiste nos estudos de textos legislativos e de jurisprudências sobre o assunto. Neste caso, é importante colocar tanto as jurisprudências favoráveis, como as desfavoráveis ao problema a ser enfrentado.

3. Métodos e Técnicas de Pesquisa
Todas as pesquisas da área jurídica normalmente são bibliográficas e documentais. Nas primeiras, analisam-se os dados históricos e o...
tracking img