A vida na escola e a escola da vida.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teresina/Piauí, 2011

RESENHA CRÍTICA

Ceccon Claudius ,Darcy de Oliveira Miguel,Darcy de Oliveira Rosiska. A vida na escola e a escola da vida. 40. Ed. – Petropolis, RJ : Vozes; Rio de Janeiro: IDAC- instituto de Ação Cultural, 2008.



1.Resumo da Obra

O livro é constituído de 5 capitulo, cada capitulo retrata um assunto relacionado a escola. Mostra a forma como ninguém estácontente, as expectativas, promessas e realidade, o fracasso dos alunos,os mecanismo internos e como a escola deve mudar pra ajudar no melhor rendimento dos alunos.
O capítulo inicial explica o motivo de ninguém está contente com a escola, sempre havendo um motivo pra desmotivação dos alunos. Todo mundo vive se queixando da escola pais, professores e alunos reclamam do mau funcionamento e nãoconseguirem entender onde está o problema, mas cada um pensa que o culpado desse mau funcionamento são sempre os outros, por isso que dificulta a resolução do problema. Pais estão insatisfeitos com a escola. Alguns pais culpam os professores pelo fracasso de seus filhos ou então acreditam que são crianças preguiçosas, distraídas e muitos dos pais se sentem culpados pelo pouco tempo que tem ao lado dosfilhos, e por não saberem o conteúdo ensinado não conseguem ajudar em suas atividades de casa.Professores cansados, desvalorizados sentem-se sobre carregados em sua função, com salários baixos não lhes permitindo viver com dignidade.Professores diante de uma turma com dificuldade de aprendizagem se dão conta da sua falta de preparo para o trabalho que precisam desenvolver, e, além disso, precisamresolver sozinhos os inúmeros problemas que surgem na sala de aula, com isso adotam atitudes autoritárias em relação aos alunos e aos pais, em muitas vezes alguns professores entregam os pontos e assim se desinteressam por sua função de educadores.Para alguns alunos a professora não está ali para ajudar e ensinar, mas sim para criticar, dar castigo quando se comportam mal e que reprovam quando poralgum motivo não conseguem aprender.Eles têm medo ao invés de respeito, e se defendem através da agressividade e indisciplina, que para sua insatisfação a experiência que possuem fora da escola não é levada em conta como aprendizagem.A professora muitas vezes corrige palavras que usam seus modos e diz claramente que não acredita em suas capacidades, com isso ela consegue que esses alunos percam suamotivação de seguir os estudos, e incapazes de acreditar em si mesmo resultam em um fracasso que irá marcar suas vidas.
O segundo capitulo retrata um pouco das expectativas dos alunos, das promessas feitas pela escola e da verdadeira realidade encontrada por todos.Estudantes de todo o mundo quer que a escola seja uma espécie de escada que os conduza pra um andar superior, a uma melhoria devida, a um melhor emprego com um melhor salário.As camadas sócias mais pobres esperam muito mais da escola,pois está é o único meio de ascensão social e de subida na vida.
A Lei diz assegurar que a escola deve ser democrática, aberta para todos.Com o tempo tivemos grandes conquistas, pois anteriormente somente às pessoas com posses tinham oportunidade.O ensino é gratuito para todas as classessociais, raças e o sucesso nos estudo dependem exclusivamente de seus talentos, méritos, inteligência, esforço e perseverança de cada um.Infelizmente a realidade da escola desmente suas promessas de acesso igual para todos. Todos esperam que a escola cumpra seu papel, o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos. Essa triste realidade mostra que a escola trata uns melhor do que outros econvence os que fracassam que são uns fracassados por serem inferiores, pois ela só consegue instruir a minoria o restante é excluído e marginalizado, mesmo sendo o direito e dever de todos estudar, ainda existe a dificuldade nas zonas rurais, com isso atende mais e melhor as crianças da cidade e das regiões mais desenvolvidas do país, agravando as desigualdades entre as regiões ricas e pobres....
tracking img