A sociologia e a busca da verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia e a busca da verdade
As fontes da verdades
Ao longo da história da humanidade, os seres humanos buscaram orientação de diversos modos como fonte de verdade para explicação dos fatos ou da realidade. Há muitas fontes de verdade possíveis nas quais os indivíduos se baseiam para compreender os fenômenos que os rodeiam e que são anteriores ao método cientifico. Entreestas, podemos citar(Horton e Hunt,1980):a intuição, a autoridade, a tradição, o bom-senso e, a ciência.
A Intuição
Podemos definir intuição como a capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação, independentemente de qualquer raciocínio ou análise. A intuição pode ser responsável pela elaboração de hipóteses que posteriormente poderão ser comprovados ou não. Como fonte deconhecimentos, no entanto, a intuição não é satisfatória, principalmente pela sua dificuldade de ser testada.
A autoridade
A autoridade pode vir da percepção humana. Pode ser autoridade alguém que acumulou conhecimento confiável em determinada área. Muitas vezes, as autoridades extrapolam seu campo de conhecimento específico e procuram opinar sobre diversos assuntos. Um médico, por exemplo, pode vir aopinar A sobre problemas de administração. Um técnico de futebol, sobre política etc.
A tradição
É uma das fontes da verdade que transmitem mais tranquilidade, pois nela está acumulada,pretensamente,a sabedoria das pessoas mais velhas, dos conhecimentos que deram certo no passado. O antigo é reconhecido como o correto na explicação dos fatos, simplesmente porque explicativa e atendia ásnecessidades das pessoas no passado.
O bom-senso
São verdades aceitas sem nenhuma abordagem crítica baseadas no senso comum, e que o bom senso generaliza, difundindo-se com certa facilidade. O bom senso estabelece relações entre fatos sem que se busque identificar as causas reais que os provocaram. O bom-senso muitas vezes se identifica com a tradição.

A ciência
Há aproximadamente 300 anos que ométodo científico tornou-se o modo mais importante de se obterem respostas sobre o mundo natural. A ciência passou a ser fonte de conhecimento sobre o mundo social em períodos mais recentes, e, no entanto, mesmo sendo utilizada por um breve período, a humanidade aprendeu mais a respeito do que tinha sido aprendido nos 10 mil anos anteriores.
Pensamento científico e não científico: o sensocrítico e o senso comum
Qualquer individuo pode falar, exemplo, da criminalidade, mas somente aqueles que empregam métodos científico estarão aptos a encontrar a origem real do fenômeno. É claro que no conjunto de opiniões emitidas por um grande número de pessoas haverá aquelas que se identificarão com a resposta encontrada pelo cientista. No entanto, somente aquele que emprega o método científico terácerteza de que encontrou a resposta adequada para determinado fenômeno social.
A ciência pressupõe um conjunto de verdades metódica e sistematicamente organizadas. Como consequência, podemos definir ciência como um conjunto sistematizado de conhecimentos sobre o mundo em que vivemos. Toda e qualquer ciência tem um campo específico, um objeto determinado, e a partir das regularidades observadasna manifestação dos fenômenos, busca compreender a realidade.
O senso crítico é desenvolvido pelas pessoas que abordam pelas pessoas que abordam os problemas de forma metódica e organizada e que não se satisfazem com a primeira impressão que causa determinado fenômeno. Utilizam o método científico para analisar os fatos sociais, que podem ser motivados por fatores absolutamente contrários àquelesque o senso comum induz.
Os sociólogos desenvolvem o hábitos, em seu cotidiano, de buscar a verdade por trás das aparências e para tanto utilizam-se do “senso critico”, que se fundamenta na recusa sistemática de emitir juízos de valor sobre os fatos sociais.
Características do conhecimento científico
Os fenômenos devem apresentar regularidades que, ao serem observadas e constatadas e...
tracking img