A psicologia ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotidiano e conhecimento científico
Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o reale o real faz parte do cotidiano [conhecimento cotidiano]. Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.
Exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico: O atravessar da rua com oscarros em movimento. O tempo em que o café ficará quente na garrafa.

Senso comum
É todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado de geração a geração.Exemplo: chá de boldo.

Visão de mundo
A visão de mundo é produzida pelo senso comum e este, mesmo com sua forma precária - que é a forma da visão de mundo faz parte do conhecimento humano. A visãode mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.

Diferença entre senso comum e conhecimento científico
Enquanto o sensocomum baseia-se no conhecimento acumulado ao longo da vida, o conhecimento científico é experimentado, provado de forma científica, não apenas vivido.

Subjetividade
Síntese singular e individual quecada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneirade sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.




Porque a subjetividade não é inata?
A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para serconstruída. E essa construção é feita aos poucos, Enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior constrói sua subjetividade [em seu interior]. Portanto não poderia ser inata ao homem.

Cite alguns exemplosde conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum?
Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: 'rapaz complexado;...
tracking img