Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) PATRIMÔNIO

- Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de marcados. Portanto, são de suma importância uma perfeita adequação e manutenção dos bens patrimoniais para o sucesso da organização.

- As organizações, em face de suas complexidades e seu tamanho, transacionamconstantemente seus recursos patrimoniais, ora adquirindo, ora vendendo, ou trocando-os, sempre com o objetivo maior de otimizar os processos e proporcionar maior satisfação, tanto para cliente externo como interno.

- Uma vez implantada uma instalação ou instalado um equipamento, é preciso administrá-lo da melhor forma possível, pois são fatores de produção e colaboram para o resultado operacional daempresa;

- A produção de bens e serviços é obtida por meio de instalações e pessoas. Esses dois fatores se desgastam com o uso, necessitando de manutenção sistemática para que continuem exercendo suas tarefas, cumprindo seus objetivos. As maquinarias estão cada vez mais complexas, exigindo pessoal altamente especializado para administrar, por exemplo, sofisticados sistemas de processamento deinformações. Até pouco tempo, numa fábrica, como uma montadora de veículos, tínhamos uma média de 1 pessoa na manutenção para 5 a 7 pessoas nos trabalhos diretos. Há previsões de que essa relação chegue em 1 para 1, colocando a manutenção de instalações como área vital para as empresas.

- Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou entidade jurídica, utilizados nas suasatividades econômicas ou sociais, apreciáveis em dinheiro, isto é, possuem valor econômico.

- Diferem dos demais recursos materiais pelos seguintes motivos:
- Natureza relativamente permanente;
- São utilizados na operacionalização do “core process”;
- Não são destinados a venda;
- São adquiridos esporádicamente;
- Sofrem desgaste de uso e obsolescência;
- Necessitam de utilização,manuseio e operação bem administrados;
- Precisam de um programa de Manutenção;

- em comum com os recursos materiais temos:
- precisam de registro e codificação, segundo os padrões da empresa;
- também participam do inventário;
- Sofrem obsolescência;

- Ao longo do tempo sofrem alterações, entre elas as três principais e mais freqüentes são:

- Adição: aquisição de uma unidadenova e distinta ou ampliação de um ativo já existente, sem extensa reconstrução ou alteração. Ex.: depósito anexo à fábrica.

- Benfeitoria: melhoria por adição, alteração ou mudança de estrutura em um item do imobilizado, que resulta em incremento da produtividade, da eficiência ou da durabilidade.
Ex.: Sistema condicionador de ar onde não havia nenhum.


- Substituição: trocado ativo/patrimônio por outro de mesmo tipo, admitindo inovações e/ou modernizações. Ex.: caldeira nova e mais moderna no lugar de outra usada e gasta.

2) CARACTERÍSTICA

Vida econômica: período de tempo (geralmente em anos) em que o Custo Anual Equivalente (CAE) de possuir e de operar o bem é mínimo.

- Os equipamentos e as instalações desgastam-se com o uso, necessitando cada vez mais demanutenção e aumentando os custos operacionais.

- Paralelamente, seu valor de venda ou de mercado vai diminuindo. A partir de um instante, onde não é mais interessante manter o bem. Diz-se que o bem completou sua vida econômica.

- Para sabermos qual a vida econômica dos bens, ou seja, qual o período de tempo em que o bem opera até atingir seu menor custo de operação, utilizamos uma fórmulaque considera a somatória do custo de aquisição do bem e do custo operacional acumulado, divido pelo período desejado:

|CAO = (COA + CAB) / P |Onde |
| |Custo Anual de Operação |
| |Custo Operacional Acumulado...
tracking img