Goya

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sombras de Goya
(Goya’s Ghosts)

Gênero: Drama Duração: 113 minutos Lançamento: 2006 Produção: Espanha / EUA Classificação etária: 14 anos Ficha técnica: Direção: Milos Forman Roteiro: Milos Forman e Jean-Claude Carrière Produção: Saul Zaentz Fotografia: Javier Aguirresarobe Montagem: Adam Boome Direção de arte: Eduardo Hidalgo e Ana Viana Trilha sonora: José Nieto e Varhan Orchestrovich BauerElenco Javier Bardem – Irmão Lorenzo Natalie Portman – Inês / Alicia Stellan Skarsgård – Francisco Goya Randy Quaid – Rei Carlos IV Blanca Portillo – Rainha Maria Luisa Michael Lonsdale – Padre Gregório José Luis Gómez – Tomas Bilbatúa Mabel Rivera – María Isabel Bilbatúa Jose Alias – Cocheiro Wael Al Moubayed – Intérprete surdo de Goya Simón Andreu – Diretor do sanatório Frank Baker – Mongeda Inquisição Antonio Bellido – Juiz Craig Stevenson – Napoleão Bonaparte Julian Wadham – Joseph Bonaparte Toni Rodriguez – Homem no sanatório Aurélia Thiérrée – Henrietta

O filme
Espanha, período entre 1792 e 1809, em plena Inquisição. Com a iminência da invasão de Napoleão, a Espanha vive um período turbulento. Francisco Goya é um dos pintores prediletos da corte do Rei Carlos IV. Suaspinturas são conhecidas pela genialidade e, entre seus quadros, logo chama a atenção um retrato de mulher, de sua musa, a bela Inês Bilbatua, filha de um dos seus amigos mais ricos. O retrato fascina o Irmão Lorenzo, padre da Inquisição, de quem Goya é protegido. Rejeitado por Inês, Irmão Lorenzo a persegue e acusa falsamente de heresia e a manda aos porões da Inquisição para ser torturada. Goya tentainterceder, mas as coisas não são tão simples.

Curiosidades
• O tema da Inquisição ganha outra relevância nas mãos do cineasta Milos Forman, cujos pais morreram em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.







Milos Forman é tcheco, mas construiu sua carreira nos EUA. Entre seus filmes mais famosos estão Um Estranho no Ninho (Oscar de melhor filme, em 1975);Amadeus e O Povo contra Larry Flint. Jean Claude Carriére, que assina o roteiro junto com Forman, é considerado um dos maiores roteiristas do cinema, tendo sido um dos principais colaboradores do diretor Luís Buñuel. A direção de fotografia do filme tenta passar para a película o efeito das cores e da luz nas telas de Goya. Isso é um recurso que o cinema já usou para retratar outros artistasplásticos, como em Moulin Rouge (1952), de John Houston, que conta a história do pintor Toulouse-Lautrec, e Caravaggio, (1986), de Derek Jarman.

Algumas possibilidades de trabalho com o filme Sombras de Goya
• • • Áreas curriculares: Ciências Humanas e Linguagens e Códigos Sugestão de disciplinas: História, Sociologia e Arte Temas: Ética (Respeito Mútuo, Solidariedade, Liberdade, DireitosHumanos, Democracia, Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, Inquisição, Desumanização e Coisificação, Romantismo)

Orientações preliminares
Trata-se de um filme que narra o percurso da vida do grande pintor espanhol Francisco de Goya y Lucientes, no período próximo à Revolução Francesa e no século XIX, durante o Império Napoleônico (quando as tropas napoleônicas invadiram a Espanha), no momento dosprimeiros passos rumo ao romantismo na arte. No entanto, o enredo se utiliza desse contexto histórico e artístico para contar a história de pessoas e das influências que tais eventos tiveram em suas vidas, salientando uma das características da personalidade do pintor: a sensibilidade para com o ser humano. Por esse motivo, é importante que seja feita uma sondagem a respeito dos conhecimentos queo aluno tem sobre a Revolução Francesa e as Guerras Napoleônicas. Peça que falem sobre estes temas e, com sua intervenção, amplie esses conhecimentos.

Atividades
Depois desse trabalho de sondagem, mostre as reproduções de algumas das telas de Goya, por exemplo, O Hospício, O Fuzilamento do 3 de Maio, A Maja Vestida e A Maja Desnuda1 , e peça que os alunos façam a leitura iconográfica2 de...
tracking img