A psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Uma área da Psicologia
Pode-se dizer que a psicologia do desenvolvimento é o estudo científico do comportamento humano durante á vida de uma pessoa, ou seja, do nascimento de um individuo ate sua fase adulta.

O desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, ou seja, a mudança que ocorre de umperíodo a outro, de uma fase infantil para uma adolescência.

A importância do estudo do desenvolvimento humano
Estudar o desenvolvimento é conhecer as diferenças entre as faixas etárias, pois a linguagem que usamos para uma criança de 4 anos, não é a mesma que usamos para uma adolescente de 14 anos, existem diferenças.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade: acarga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver.
Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico. As coordenações motoras que a criança vai adquirindo com o tempo, pois a cada fase ela vai adquirindo algumas descobertas.
Maturação neurofisiológica: É a habilidade que uma criança vai adquirindo com o tempo, exemplo: na sua alfabetização, quando ela passa asegurar um lápis, há uma diferença como uma criança de 2 anos e entre um adulto, é fundamental o processo de desenvolvimento neurológico.
Meio: este fator refere-se ao seu meio que ela vive aquilo que ela vai aprendendo no dia a dia e utilizara no futuro.

Aspectos do desenvolvimento humano
Eis os 4 aspectos básico para estudo do desenvolvimento humano:
Aspecto físico- motor: É habilidade que umacriança vai adquirindo com sua coordenação motora. Exemplo: quando por volta dos 7 meses consegue levantar a mamadeira para a boca.
Aspecto intelectual: É a capacidade de pensamento, raciocínio. Exemplo: quando uma criança sobe na cadeira para pegar seu brinquedo que está guardado num lugar muito alto.
Aspecto afetivo- emocional: Referem-se ao sentimento, as emoções que sentimos em determinadassituações. Exemplo: falar sobre sexualidade para alguns jovens, uns irão se sentir a vontade, porém outros provavelmente tentaram se recuar devido ao constrangimento.
Aspecto- social: É o comportamento de um individuo na sociedade. Exemplo: num parque, pode-se notar um determinado grupo de crianças brincando entre si, e tem aquelas que preferem permanecer sozinhas.
Contudo, estes aspectos estãorelacionados permanentemente entre si, mas isso não quer dizer que uma criança que teve uma fase infantil difícil, ela não possa ter um futuro brilhante.

A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget
O psicólogo e biólogo Jean Piaget (1896-1980) introduziu uma das mais importantes teorias do desenvolvimento humano. Jean dividiu os períodos do desenvolvimento humano:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
2º período: Pré- operatório (2 a 7 anos)
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Para Piaget cada período e caracterizado por aquilo que melhor o individuo consegue fazer nessas faixas etárias. Porém estes períodos não são normas a serem seguidas, mas um referencial, de acordo comPiaget todos os indivíduos passam por essas fases, mas o inicio e o termino nessa sequencia depende de cada individuo, de acordo com suas necessidades.

Período Sensório motor
Neste período a criança conhece o mundo pela manipulação, através da percepção e do movimento. E ainda fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Isto é, odesenvolvimento ósseo, muscular e neurológico permite a emergência de novos comportamentos, como sentar- se, andar, o que propicia um domínio maior do ambiente. À partir deste período ela consegue compreender algumas palavras, mesmo que seja somente pela imitação.

Período Pré- Operatório
Neste período o fator mais importante que acontece é a Linguagem. E consequentemente o desenvolvimento do...
tracking img