A origem do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento do Direito seria no antigo império Romano, embora se encontre indícios no mundo grego. Surge no estado grego às primeiras manifestações das necessidades individuais do direito eda luta por justiça das classes inferiores, em uma população totalmente aristocrática, em que não possuíam um direito político e nem civil. Porém, com os romanos do final do século III D.C.que é estabelecida a justiça oficial e com ela o juiz, eles perceberam que se fazia necessário o direito da própria condição humana, pelo direito a liberdade, a educação, a segurança e pelosdireito e deveres de cada cidadão.
O Direito é um fenômeno de origem natural que se associa ao relacionamento de seres vivos com interesses conflitantes. Essa constatação é percebida,através da regulamentação das condutas dos indivíduos em permitidas ou proibida efetuada no sentido de satisfazer a um interesse, e para existir esse fenômeno é necessária à existência de uma oumais pessoas com interesses convergentes, que seria o mesmo interesse sobre o determinado objeto, mas este só pode satisfazer a um deles, ou interesses divergentes, que é quando os indivíduostêm interesses diferentes sobre o mesmo objeto.
No Direito também há o confronto de meios, que é o momento em que os indivíduos utilizam cada um, os recursos dos quais dispõem para tentar fazerprevalecer seu interesse sobre o outro. Quando o Direito surge no relacionamento de indivíduos, faz com que apareçam elementos co-juridicos, que são a norma tácita, a antijuricidade e asanção.
Quando um Direito é estabelecido, a primeira consequência é o aparecimento da norma tácita. Tal norma é o esboço, a gênese do controle de condutas. Ela surge quando um individuo conquistapara si um direito. A antijuridicidade é o ato de violar, ou tentar violar um direito conquistado por um individuo, e a sanção é a punição pelo o descumprimento de um direito (lei).
tracking img