A mulher e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A inserção da mulher no mercado de trabalho.


Delimitação do tema:
A entrada da mulher no mercado de trabalho iniciou-se com as I e II Guerras Mundiais, pois as mulheres tiveram que assumir o lugar dos homens. Os homens foram para as frentes de batalha e as mulheres tiveram que assumir os negócios da família e a posição dos homens. Mas com o fim da guerra, muitos homensmorreram e alguns sobreviventes ao conflito, foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento, que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estasconquistas algumas explorações continuam a existir.
De acordo com o artigo 113, inciso 1 da Constituição Federal, “todos são iguais perante a lei”. Mas será que a realidade é essa mesma? Desde o século XVII, quando o movimento feminista começou a adquirir características de ação política, as mulheres vem tentando realmente colocar em prática essa lei.
A Revolução Industrial incorporou otrabalho da mulher no mundo das fábricas, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. Em fases de ampliação da produção se incorporava a mão de obra feminina junto à masculina, nas fases de crise, substituía-se o trabalho masculino pelo da mulher, porque o trabalho feminino era mais barato. As lutas entre homens e mulheres trabalhadora estão presentes em todo processo da RevoluçãoIndustrial. A luta contra o sistema capitalista de produção parecia permeada pela questão de gênero.
Assim, nasceu a luta das mulheres por melhores condições de trabalho. Já no século XIX havia o movimento de mulheres reivindicando direitos trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho para homens e mulheres e o direito do voto.
A mulher passou a ter uma jornada dupla de trabalho. Cabiaa ela cuidar dos filhos, dos afazeres domésticos e também do trabalho remunerado. Sua remuneração era inferior a dos homens. A dificuldade de cuidar dos filhos, levou as mulheres a reivindicarem por escolas, creches e pelo direito da maternidade.
Por muito tempo, o homem trabalhava e a mulher cuidava da casa e dos filhos. Era uma sociedade machista, onde a mulher acatava as ordens do homem.Nas ultimas décadas esse conceito vem mudando, aos pouquinhos a mulher vem ganhando espaço na sociedade. Elas estão mostrando sua grande capacidade de exercer várias funções ao mesmo tempo. Mas a disputa entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é muito desigual, porém, as mulheres, cada vez mais, estão ocupando cargos importante, muitos desses cargos antes só ocupados por homens.Ela se faz presente em quase todas as funções.
Os cargos antes mais ocupados pelas mulheres eram de cozinheira, cabeleireira, manicure, professora, faxineira, funções parecidas com as desempenhadas no lar, mas aos poucos, foi conquistando seu espaço nas diversas outras funções. Atualmente vemos mulheres nas grandes empresas, com cargos de chefia, mulheres militares, até piloto de avião, e aténa presidência de alguns países, isso é uma grande conquista. Embora muitas vezes, os salários masculinos ainda são maiores, mesmo desempenhando as mesmas funções.
A sociedade mudou, a mulher hoje está mais escolarizada, ingressa em uma educação superior e isso a ajuda muito a crescer profissionalmente. Outro fator que fez com que a mulher saísse em busca de um emprego foi a necessidade deuma renda complementar, com o objetivo de ter uma vida mais confortável. Também a quantidade de mulheres divorciadas, que acabaram se tornando chefes de família e aquelas que tem o sonho de se tornarem mulheres bem sucedidas e independente financeiramente.
Ao longo de décadas, a vida da mulher passou por várias transformações. A mulher desempenha suas funções com mais delicadeza, são fortes,...
tracking img