A mulher no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Antigamente, lugar de mulher era dentro de casa, cuidando dos filhos e vivendo em sua função e do marido, mas esses tempos, finalmente, acabaram. As mulheres têm conquistado cada vez mais seu lugar na sociedade e, por conseqüência, no mercado de trabalho.
Elas administram os conflitos na tentativa de manter a harmonia entre os integrantes do grupo do qual ela é integrante, ocupandoo cargo de chefe ou não, e buscam mais intensamente o desenvolvimento da equipe, procurando compartilhar mais seus conhecimentos com os outros do que os homens. Achando as soluções de um modo diferente dos companheiros do sexo masculino, as mulheres admitem opiniões de outras pessoas antes de tomar decisões, considerando mais as conseqüências dos seus atos em longo prazo.
As desigualdadesvividas no cotidiano da sociedade, no que se refere às relações de gênero, não se definiram a partir do econômico, mas, especialmente a partir do cultural e do social, formando daí as representações sociais sobre as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços de convivência, ou seja: na família, na escola, na igreja, na prática desportiva, nos movimentos sociais, enfim, na vida emsociedade. Nos últimos cinqüenta anos, um dos fatos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira foi à inserção crescente das mulheres na força de trabalho.
Atualmente, a mulher tem percebido e se conscientizado do valor do seu papel na sociedade e tem buscado um equilíbrio no desempenho destes papéis. Este novo pensamento e ação da mulher têm causado impacto no formato da família, das estruturas deapoio domésticas e principalmente da sociedade. Diante das transformações, a mulher enfrenta um momento histórico que merece destaque e atenção. Toda mulher, de qualquer classe social está vivendo um dos períodos de maior pressão de sua vida, só equivalente às dificuldades que teve que enfrentar quando ainda era considerado um ser de segunda classe, quando comparada aos homens. Infelizmente, istoainda ocorre em países que insistem em não perceber o quanto estão equivocados.



No contexto histórico, as mulheres alcançaram no decorrer da história, muitas conquistas, que demorou décadas e décadas para conseguirem um lugar no mercado de trabalho. A sua conquista vem, portanto, desde do início do século XIX até os dias atuais.
O objetivo desta pesquisa é analisar os problemas que asmulheres estão enfrentando no engajamento do mercado de trabalho em que existem muita desigualdade de salários, preconceito e discriminação no difícil acesso ao seu lugar no mercado.
A pesquisa se fundamenta no conceito de mercado de trabalho, em que mostra as oportunidades de empregos, demonstrando como se da à evolução da mulher no mercado de trabalho, evidenciando, assim, as diferenças da mulher emrelação ao homem.



2 JUSTIFICATIVA
O mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas. O mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. O mercado de trabalhoé composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. Toda organização, na medida em que oferece oportunidades de trabalho, constitui parte integrante de um mercado de trabalho.
A força do trabalho feminino é imprescindível, indispensável no nível econômico, social e cultural que o Brasil atingiu, inclusive no cenário internacional. Daí a importância deentender como se deu essa evolução para compreender e sanar as dificuldades que ainda entravam o pleno desenvolvimento profissional das mulheres.
Os espaços que as mulheres vêm ocupando constituem um grande avanço comparando-se com um passado recente, tanto no nível de gênero quanto em termos de país, de sociedade. É bom, é saudável, é justo que as oportunidades profissionais sejam o mais possível...
tracking img