A mercadoria.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Capitulo 1- A Mercadoria.


1. OS DOIS FATORES DA MERCADORIA: VALOR DE USO E VALO(SUBSTÂNCIA DO VALOR, GRANDEZA DE VALOR).

O modo de produção capitalista aparece com a forma de uma imensa coleção de mercadorias, que por sua vez possui um formato elementar, a mercadoria individual, sabemos que a mercadoria é uma coisa que por sua essência satisfaz a vontade humana, e amercadoria sempre deve ser encarada com duplo sentido, qualidade e quantidade da mercadoria.
A medição do valor da mercadoria, por muitas vezes, se originam na natureza, sabendo qual a sua utilidade podemos dar um certo valor a mercadoria, e esta utilidade é determinada pela propriedade do corpo da mercadoria, por isso dizemos que o seu valor pode ser medido pela sua origem, a natureza. Entãopodemos dizer que o valor de uso realiza-se somente no uso ou no consumo, os valores de uso constituem o conteúdo material da riqueza.
Ao mesmo tempo que possuem valor de uso possuem também valor de troca, que podem variar o seu valor de acordo com o tempo ou com o local que esta mercadoria está, por exemplo, suponhamos que existi um ar condicionado e um aquecedor, o ar condicionado terá um maiorvalor de uso, e com isso maior valor de troca, se for comercializado em um lugar com altas temperaturas, e o aquecedor terá um menor valor de uso neste mesmo local, assim como o ar condicionado não terá um valor alto em locais de baixas temperaturas. O valor de troca vigentes da mesma mercadoria expressam algo igual, assim também o valor de troca só pode ser o modo de expressão, a “forma demanifestação” de um conteúdo dele diferente. Podemos citar outro exemplo, 1 kg de carne moída=10 kg de soja, podemos observar neste exemplo que algo em comum da mesma grandeza em duas coisas diferentes.
Como os valores de uso são de diferentes qualidades, não podemos trocar mercadorias iguais, para que haja valor de troca temos que trocar por objetos diferentes, assim como valores de troca só podem serde quantidade diferente, não contendo, portanto, nenhum átomo de valor de uso. Porem quando começou a surgir valores mercantis podemos dizer que a relação de troca das mercadorias seu valor apareceu como algo totalmente independente do seu valor de uso, pois o seu valor de uso ou bem possuirá valores apenas, porque nele esta contido trabalho humano, ou seja ela é medida propriamente pelo tempo detrabalho usado para a fabricação de tal produto, porem se pensarmos que é pelo tempo usado na sua produção, então quanto mais preguiçoso uma pessoa, ou seja, mais tempo ela demorar para fazer aquele produto maior será o seu valor de troca? Não pois o tempo que é medido é o tempo de trabalho socialmente necessário que é requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições dadas deprodução socialmente normais. Então mercadorias que possuem a mesma quantidade de trabalho ou são produzidas no mesmo tempo de trabalho, possuem portanto a mesma grandeza de valor.
Se não fosse a constante mudança da força produtiva do trabalho, que sempre esta mudando, poderíamos dizer que se uma mercadoria permanecesse constante o tempo de trabalho o seu valor também se manteria constante, mais issosempre esta mudando de tempos em tempos, pois a força produtiva é determinada por diversas circunstancias, como o desenvolvimento dos trabalhadores e desenvolvimento da tecnologia por exemplo. A grandeza do valor de uma mercadoria muda na razão direta com a quantidade elementar, e na razão inversa da força produtiva do trabalho que nele se realiza.
Para que um produto seja consideradamercadoria ela precisa ser transferida a quem vai servir como valor de uso por meio de uma troca, ou seja não se pode ter uma mercadoria que contenha valor, sem ser um objeto de uso.

2. DUPLO CARÁTER DO TRABALHO REPRESENTADO NAS MERCADORIAS.

Inicialmente a mercadoria aparecia como algo que possuía um valor duplo, valor de uso e valor de troca, logo após apareceu o trabalho, que é expresso no...
tracking img