Investidores institucionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os investimentos coletivos é a forma mais democrática de associar capitais. Algumas dessas associações chamam-se, convencionalmente, investidores institucionais, é concorrem diretamente para a ampliação do universo de investidores existente no país. Nesse sentido, os investidores institucionais são a mola propulsora do investimento em todos os modelos de sociedade capitalista.Podemos dizer que os investidores sugiram com a implantação do Plano Real, onde mudanças significativas ocorreram no ambiente de negócios no País, como: renascimento do mercado de capitais, aumento da concorrência, fusões, aquisições, mercado de trabalho, dentre outros, e por fim o aparecimento dos investidores institucionais.
Com o surgimento desses investidores cuja atuação é extremamente ativapassando comparecer em assembléias gerais e fiscalizando de forma próxima a gestão das empresas investidas. As empresas brasileiras foram obrigadas a rever as suas praticas de governança, modernizando a sua alta gestão, como forma de tornar as suas organizações mais atrativas no mercado e terem oportunidades de capitalizar-se a um custo bem menor.
Investidor Institucional é uma instituição financeiraou estatal que investe no mercado de capitais. São considerados investidores institucionais o Estado e outras instituições públicas, os bancos, as seguradoras, os fundos de investimento, os fundos de pensões e outras entidades que invistam no mercado de capitais comprando e vendendo grandes quantidades de valores mobiliários.











Os Investidores Institucionais
Elesrepresentam um dos mais importantes conjuntos de participantes dos mercados financeiros e de capitais, em face da quantidade de recursos que têm captados junto a seus públicos nos diferentes mercados.
Os principais investidores institucionais são:
• Fundos de pensão
• Fundações de seguridade social
• Fundos de investimento
• Companhias de seguros a capitalização
• Companhias de investimento
Essasentidades de investimento são administradas por um administrador de investimento. A administração de carteiras pode ser exercida por empresas, por indivíduos ou por departamentos das próprias instituições financeiras.
A autorização para o exercício da administração de carteira só será concedida à pessoa jurídica. É facultado à pessoa jurídica contratar os serviços junto à pessoa física ou jurídicadevidamente autorizada, pela CVM, a exercer a atividade de análise de títulos e valores mobiliários.
O diretor, gerente-delegado ou sócio-gerente diretamente responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários de terceiros não pode ser responsável por nenhuma outra atividade de mercado de capitais, na instituição ou fora dela, e os ativos administrados devem ser segregados de outrasatividades da instituição financeira.
A atribuição da responsabilidade pela administração de carteira de valores mobiliários a gerente-delegado ou a sócio-gerente deverá ser consignada no contrato social da pessoa jurídica. Se a segregação for promovida mediante a contratação de administrador de carteira de valores mobiliários, devidamente credenciado à CVM, para gerir todas as carteiras devalores mobiliários administradas pela instituição, não há necessidade de designação de diretor, gerente-delegado ou sócio-gerente da instituição administradora para responder exclusivamente pela gestão e supervisão dos mencionados recursos, podendo a referida designação recair sobre diretor, gerente-delegado ou sócio-gerente que possua vínculo com outras atividades desde que não as de administraçãodos recursos da própria instituição, devendo o mesmo também ser devidamente credenciados junto à CVM como administrador de carteira de valores mobiliários.



A Importância da Segregação
A segregação alcança três situações no mercado financeiro:
• De informações: procedimentos para garantir que informações disponíveis em determinadas áreas de instituições não estejam disponíveis para...
tracking img