A mercadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I – A Mercadoria

A riqueza na sociedade capitalista apresenta-se como uma “imensa coleção de mercadorias”, a mercadoria é um objeto exterior que satisfaz as necessidades humanas dequaisquer espécies.
A utilidade da coisa representa o seu valor-de-uso, e o seu uso e seu consumo agregam o valor-de-troca em proporção quantitativa.
O valor de uso é o conteúdo material da riqueza,qualquer que seja a formação social. Desde que o homem passou a transformar a natureza, a partir da sua ação consciente, se produz valores de uso. A sociedade mais primitiva, na medida em que os seushabitantes trabalhavam, produzia valores de uso, tais como: machados, flechas etc. Uma coisa, portanto, pode ser útil e produto do trabalho humano, sem ser mercadoria, a exemplo do trigo produzido peloscamponeses na Idade Média que era entregue como tributo para o senhor feudal.
As mercadorias são produtos do trabalho humano, dispêndio de cérebro, nervos, mãos e sentidos do homem. A grandeza dovalor contido nas mercadorias varia na razão direta da quantidade de trabalho e na razão inversa da produtividade
O trabalho não é a única fonte dos valores de uso que produz, da riqueza material.Existem utilidades para o homem que não são mediadas pelo trabalho, a exemplo do ar, do solo virgem, dos gramados naturais, das matas etc.
Com a produção de mercadorias surge a divisão social dotrabalho, determinando assim o que cada individuo faz para colaborar com a produção.


Em relação ao duplo caráter do trabalho, temos que, todo trabalho é, por um lado, dispêndio de força de trabalho dohomem no sentido fisiológico, e nessa qualidade de trabalho humano igual ou trabalho humano abstrato gera o valor da mercadoria. Todo trabalho é, por outro lado, dispêndio de trabalho do homem sobforma especificamente adequada a um fim, e nessa qualidade de trabalho concreto útil produz valores de uso.
As mercadorias só possuem valor quando manifestam transações sociais, nasce então o...
tracking img