Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios: Vida; Células; Biomoléculas; Água nos Sistemas Biológicos (AT1 e AT2)

1. que diferenças existem entre os organismos vivos e os objetos inanimados?
Resposta:
Os organismos vivos possuem um grau de complexidade e organização muito maior do que os objetos inanimados, pois possuem estruturas celulares internas intrincadas e contêm muitas espécies de moléculas complexas. Elesextraem, transformam e usam a energia que encontram no meio ambiente na forma de nutrientes químicos ou da energia radiante da luz solar, essa energia torna os organismos vivos capazes de construir e manter suas próprias estruturas intrincadas e de realizar trabalho mecânico, químico, osmótico e de vários outros tipos. Possuem capacidade para a auto-replicação e automontagem.
Já os objetos inanimados,possuem complexidade e organização menor do que os seres vivos, pois consistem de misturas de compostos químicos simples. Não usam a energia de forma sistemática para manter a sua estrutura ou para realizar trabalho, tendem a se degenerar em um estado mais desordenado, alcançando um equilíbrio com o seu meio ambiente e não possuem capacidade para a auto-replicação e automontagem.

2. enumerealguns dos objetivos da Bioquímica como ramo da Biologia.
Resposta:
* Mostrar como as coleções de moléculas inanimadas que constituem os organismos vivos, interagem entre si para manter e perpetuar a vida animada, exclusivamente pelas leis químicas que governam o universo não vivo.

* Revelar por meio de pesquisas bioquímicas que todos os organismos são notadamente semelhantes em níveiscelular e químico.

* Descrever, em termos moleculares, as estruturas, os mecanismos e os processos químicos compartilhados por todos os organismos, e fornecer os princípios organizacionais que fundamentam a vida em todas suas diferentes formas, princípios que nos referiremos coletivamente como a lógica molecular da vida.

* Produzir importantes visões do conhecimento e aplicaçõespráticas em medicina, agricultura, nutrição e indústria.

3. do que e como são constituídas as macromoléculas biológicas?
Resposta:
Os ácidos desoxirribonucléicos (DNA) são construídos de apenas quatro diferentes tipos de unidades monoméricas simples, os desoxirribonucleotídeos ; e os ácidos ribonucléicos (RNA) são compostos por apenas quatro tipos de ribonucleotídeos.
As proteínassão compostas de 20 tipos diferentes de aminoácidos. Os oito tipos de nucleotídeos com os quais todos os ácidos nucléicos são construídos e os 20 tipos de aminoácidos com os quais todas as proteínas são construídas são idênticos em todos os organismos vivos.

4. qual o papel da Energia nos fenômenos metabólicos?

Resposta:
A energia é de extrema importância em qualquer fenômeno metabólico deum ser vivo, pois as células e os organismos dependem de um suprimento constante de energia para poderem se opor à tendência de queda para níveis menores de estado energético. O armazenamento e a expressão da informação consomem energia; sem esta as estruturas ricas em informação tornar-se-iam desordenadas e sem significado. As reações de síntese que ocorrem no interior das células, como osprocessos de síntese em uma fábrica, requerem o fornecimento de energia. A energia é consumida em qualquer atividade de um ser vivo desde o movimento de uma bactéria ou em uma corrida olímpica, no acender das luzes de um vaga-lume ou na descarga de um peixe-elétrico. As células desenvolveram, durante a evolução, mecanismos altamente eficientes para capturar a energia do Sol, ou extraí-la de alimentosoxidáveis, e transferi-la para os processos que dela necessitam.

5. por quê se diz que os seres vivos jamais estão em equilíbrio com o meio ambiente?
Resposta:
Porque para se encontrar em equilíbrio com o meio ambiente, os seres vivos deveriam conter as mesmas substâncias ,em tipo e em concentração iguais, que contém o meio (o que em vida seria impossível); dessa forma o equilíbrio só...
tracking img