A literatura infantil na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA[1]
Angelita Fülle[2]



RESUMO

Desde a história até a atualidade, a relação entre escola e literatura infantil vem se transformando constantemente. Neste processo estão envolvidos dois personagens que merecem ser analisados: o professor e a criança. Este alvo está sob influências de ambos e merecem grande atenção porque a relação entre oprofessor e a criança faz nascer a aprendizagem. Portanto a discussão presente tratará aspectos como a formação do leitor, como trabalhar a literatura, o que possibilita a leitura e como se desenrola toda uma trama que enovela fatos do passado, do presente e do futuro.


Palavras-chaves: Literatura infantil, escola e criança.







1. INTRODUÇÃO

Quem já não se imaginou calçando umsapatinho de cristal e levando doces à casa da vovó? Quem um dia não viu o patinho feio e o achou belo? Quem não quis nunca casar com uma princesa ou ser beijada por um príncipe?

Muitos de nós fomos conversar com Pedrinho e Narizinho lá no Sítio do Pica-Pau Amarelo e até concordaram com várias idéias brilhantes da boneca Emília, sempre refletindo e falando aquilo que lhe é conveniente. Vivemosmuitos momentos mágicos ao ler uma história!

Ler livros de literatura infantil é descobrir a passagem para um mundo não só de fantasias, mas também de realidades. Ler histórias nos permite vivenciar essas experiências em diferentes momentos, não participando enquanto personagem delas, mas como leitor.

Elas nos fazem refletir sobre esse mundo ficcional e também sobre o mundo que nós vivemos,nos levando a estabelecer relações entre eles, ou seja, vemos o que acontece e o que é possível acontecer. Então formamos nossas opiniões, conceitos e idéias através de vozes diferentes, que percorrem os tempos e também todo o planeta.

Porém, enquanto educadores em formação, nos cabe perguntar: como começou essas histórias, ou melhor, qual a história que fez surgir as histórias de literaturainfantil? Como podemos usá-las em nossas escolas? E por fim, pra que elas servem?



2. DESENVOLVIMENTO



.2.1 – UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A LITERATURA INFANTIL

O mundo da literatura infantil é mágico. Digo isto porque as palavras têm o poder de nos envolver e transportar para um lugar que não é só imaginário, mas também é real. É real porque se pode viver um momento ímpar,mesmo que ele seja fruto de um imaginar, sentir, fruir, aprender ou sonhar...

Porém, esse entendimento nem sempre perpassou as cabeças dos homens durante o passar dos tempos. Quando surgiu a literatura infantil e também a escola, a ideologia que ambas possuíam era controlar o desenvolvimento intelectual da criança, manipulando suas idéias e sentimentos.

Essepensamento baseava-se na concepção de infância que estava em voga no final do século XVII e durante o século XVIII, época em que foram escritos os primeiros livros para crianças, pois antes disso, não existia tal idéia. Os pedagogos e professores escreveram os primeiros textos para crianças e eles possuíam um forte intuito educativo.

Em meio a Idade Média surgia um novo conceito defamília, que consistia na idéia de família nuclear moderna, a unicelular, a qual valorizava o aspecto doméstico, o casamento, a educação de herdeiros, a privacidade. Ele construiu uma identidade através da intimidade, reforçando as relações de parentesco e aflorando o afeto entre seus membros, surgindo uma atenção especial à infância. Então esta se tornou o eixo básico desse modelo doméstico de família, eela materializou sonhos dos adultos.

O que na verdade eram sonhos para os adultos não passavam apenas de idéias descabidas, mas que eram vistas pelos adultos como atitudes conscientes das crianças. Estes sonhos seriam tudo o que eles desejavam, refletiam a idéia de conservação da pureza das crianças durante a infância, estágio tão belo da vida, em que não há a preocupação com a...
tracking img