Senalic Artigo Literatura Infantil em escolas inclusivas

2124 palavras 9 páginas
RELEVÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Catharine Prata Seixas (Graduanda- PIBIC/UFS)
Aline Grazielle Santos Soares Pereira (Graduanda- PIBIX/UFS)

Resumo O presente estudo tem como objetivo destacar a relevância da literatura infantil para a aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita na educação inclusiva. As questões norteadoras deste estudo consistem nas inquietudes que cercam a temática, uma vez que trabalhar os gêneros literários na escola inclusiva requer adaptações e afinco pedagógico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Observou-se no decorrer da pesquisa que as formas de trabalhar a literatura em sala de aula, ainda são restritas e conservadoras, sendo fundamental repensar as questões da acessibilidade física, atitudinal e pedagógica. Torna-se necessário criar estratégias de ensino que propiciem o desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da literatura infantil.
Palavras-chave: literatura infantil, educação, inclusão.

Introdução

Vygotsky (1991), diz que o pensamento e a linguagem estão intimamente relacionados na medida em que o pensamento surge pelas palavras. Dar significado ao pensamento e a linguagem faz com que essa relação se torne indispensável no processo de generalização da realidade, ou seja, não é apenas o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida nela. Na prática essas construções de significados vão desenvolvendo-se internamente nas crianças, surge como uma linguagem interna (seu modelo de produção de pensamento) que partem da fala socializada, da fala das pessoas que a cercam.
Em se tratando da aquisição da leitura e da escrita, as histórias infantis podem oferecer muito mais do que o universo ficcional que desvelam a importância cultural que carregam como transmissoras de valores sociais. As histórias infantis são utilizadas geralmente pelos adultos interlocutores (pais, professores ou terapeutas) como forma de

Relacionados