Como e porque aplicar a literatura infantil na pré-escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO E PORQUE APLICAR A LITERATURA INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA

SILMARA MARIANO RODRIGUES¹




Resumo

Este artigo científico de revisão objetiva promover o contato amigável entre educador e educando, principalmente a criança, que se inicia na leitura. Sabemos que esse objetivo depende de um trabalho de equipe, da qual o elemento fundamental é o professor, que seleciona o que vai ser lido e,mais do que isso, orienta o processo de leitura. Nesse sentido, procuramos elaborar material didático de apoio, prático e eficiente, que auxilie os professores na organização de seus trabalhos, sem restringir sua individualidade e sua criatividade. Assim, elaboramos esse artigo para incentivar professores e alunos a serem leitores escritores integrando-os ao mundo globalizado dos saberes, dasinformações e das manifestações literária, além de trazer propostas de enriquecimento das atividades com textos em sala de aula. Apresentamos sugestões para um desenvolvimento mais personalizado das propostas aqui formuladas, dada a importância que a literatura infantil tem em sala de aula, visando despertar o gosto pela literatura, oferecendo conhecimento diversificado e atualizado para professorese alunos.

Palavras-chave: História. Crianças. Livros.

Introdução

a literatura infantil é um campo a ser privilegiado pela Teoria Literária, devido à rica contribuição que fornece a qualquer indagação bem intencionada sobre a natureza do literário. Este gênero pode ser questionado por tal ciência , porque é da qualidade estética das obras produzidas que retira sua importância e valor.(Zilberman, 1987, p. 10).

O fato de a literatura infantil não ser subsidiária da escola e do ensino não quer dizer, como medida de precaução, que ela deva ser afastada da sala de aula. Sendo agente de conhecimento porque propicia o questionamento dos valores em circulação na sociedade, seu emprego em aula ou em qualquer outro cenário desencadeia o alargamento dos horizontes cognitivos do leitor, oque justifica e demanda seu consumo escolar, considerando a importância dos textos literários nos espaços de Educação Infantil realizamos esta pesquisa bibliográfica.
Neste Artigo falamos sobre o início da literatura e suas funções e abordamos a contribuição que a literatura traz para a Educação Infantil.
Apresentaremos sugestões teóricas metodológicas de como contar histórias diferentes dediferentes maneiras, sugerimos alguns recursos para encantar os pequenos ouvintes.

A Importância da literatura na Educação Infantil

a literatura amplia e enriquece a nossa visão da realidade de um modo específico. Permitindo ao leitor a vivência intensa e ao mesmo tempo a contemplação crítica das condições e possibilidades da existência humana. A literatura é o lugar privilegiado em que aexperiência “vivida” e a contemplação crítica coincidem num conhecimento singular cujo critério não é exatamente a “verdade” de uma interpretação com prazer. (CUNHA, 1991, p. 57).

A Literatura é, pois, uma forma de conhecimento, de ilustração, de sabedoria e não apenas um puro veículo de prazer pelo prazer, quer dizer de gozo sem conseqüências. É claro que, nesse contexto, no caso particular dapoesia, aparece mais sua doçura própria do que sua utilidade evidente ao ler-se Castro Alves, primeiro, a beleza eloqüente e flagrante, para só depois perceber-se a tragédia medular da escravidão.

as belas artes, como a pintura, a escultura e a arquitetura, são artes, por assim dizer, passivas, imóveis e mudas, já a Literatura é claramente ativa, dinâmica e expressiva, no sentido de podersuscitar, além daquelas emoções e tensões espirituais mais comuns, mais impessoais e abertos, passando da simples e inconseqüente contemplação, para efetivos decididamente mais concretos. Se as outras artes provocam agrado e entusiasmo, a Literatura tem sido própria também para provocar, alimentar e dirigir os destinos do homem. (TEODORO, 1995, p.7).

É muito importante para a formação de qualquer...
tracking img