A literatura infantil como instrumento incentivador na alfabetização.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA (FABRA)

A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO INCENTIVADOR NA ALFABETIZAÇÃO.

JORDANA PAULA CUNHA LOUVEM
SAMANTHA S. PEREIRA
VANDERLÉIA RODRIGUES COELHO


RESUMO



A educação infantil a cada dia vem dando mais ênfase para com os livros de Literatura Infantil o que torna importante, por parte da escola, uma tomada de posição. No sentido de despertar na criançao gosto pela leitura e o encantamento pelas histórias e pelos contos. Constatando as múltiplas opções de lazer de que as crianças dispõem atualmente, é urgente que a escola se mobilize para se valer da Literatura Infantil como um recurso mais saudável de entretenimento. Certos programas oferecidos pela televisão e o acesso á internet exercem uma influencia bastante negativa na formação dos alunos.A formação do hábito da leitura na escola, diz respeito á seleção de material que deverá ser de informação e recreação. A literatura tem o poder de fazer o aluno entrar no texto e viajar no mundo da fantasia. Nesse sentido, a literatura pode ser vista, vivida, sentida, falada, ouvida e contada. Na literatura para crianças ou adultos, o mágico e o absurdo irrompem na rotina e é uma aliada para aconstrução de textos. A temática desse trabalho contribuirá de maneira significativa, uma vez que se propõe a pesquisar conceitos, valores e meios de como trabalhar a Literatura na Educação Infantil. Que lugar ocupa a Literatura Infantil, neste limitar de século, neste mundo, dominado pela imagem e pela velocidade eletrônica? Para solucioná-lo foi redigido o seguinte objetivo geral: analisar opapel da literatura infantil, como fator crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, na medida em que proporciona a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia e criticidade. A metodologia utilizada privilegiou o método teórico através de uma revisão bibliográfica. Entretanto conclui-se que a leitura da literatura infantilproporciona um ambiente alfabetizador e possibilita o contato com diversidade de gêneros literários, alem de exercitar a criticidade e a criatividade, ampliando a visão de mundo e ainda favorecendo o estabelecimento de ricas relações interpessoais.



Palavras-chave: Educação Infantil. Literatura Infantil. Alfabetização. Prática Pedagógica.

INTRODUÇÃO


Durante muito tempo, o processo dealfabetização se restringiu ao ensino da leitura e da escrita. Associado a esta prática existia uma avaliação que pouco privilegiava a criança como um ser total apenas para o aspecto quantitativo do processo. Acreditava-se que ler e escrever numa ação de decodificação era a única função da alfabetização.

Essa convicção, aliás, estendia-se a todo o processo ensino-aprendizagem. O sujeito (aluno)era apresentado ao objeto (conteúdo) como se fossem estranhos um ao outro, sendo que aquele tinha como tarefa a apropriação deste, de modo a ser capaz de reproduzi-lo exemplarmente sempre que solicitado. Os estudos e pesquisas sobre conhecimento, Linguagem e Psicologia deram conta que o processo era muito mais complexo do que isso. Primeiro, porque sujeito e objeto não deram definitivamenteestranhos um ao outro, segundo porque, sendo a linguagem o maior e mais importante instrumento na relação homem/sociedade, seu processo de aquisição não poderia ser jamais reduzido a um ato mecânico de apresentação, apropriação e reprodução, onde alguém ensina (apresenta) e alguém aprende (apropria-se reproduz).

Portanto, o entendimento da complexidade e importância do processo de alfabetização foipor demais importantes para a prática de milhares de educadores. No entanto, não se sabe por que, ainda existem muitas dificuldades para lidar com a alfabetização, em que deveria privilegiar o educando em sua totalidade e cada pequena conquista seria parte imprescindível da construção do conhecimento.

Em decorrência desses aspectos, percebe-se que a literatura infantil é uma metodologia que...
tracking img