Verdades maphanga

3877 palavras 16 páginas
Publicado na 11° Edição (Novembro e Dezembro de 2009) da Revista Linguasagem www.letras.ufscar.br/linguasagem GERATIVISMO E FUNCIONALISMO: ENCONTROS DE DIVERGÊNCIAS
Ana Fernandes Aguiar Gonçalves Cardoso1

“Porque, então, na linguística ainda há essas discussões – que geram mais calor que luz – e em outros campos não ocorrem mais?”
Dillinger, 1991, p. 403
Introdução
A busca de estabelecer a cientificidade nos estudos linguísticos teve em Saussure seus primeiros resultados. Para a manutenção de seu ponto de vista, no entanto, exclusões importantes foram necessárias, como o resíduo teórico que ficou estigmatizado e que deu fôlego às importantes tentativas de reformulações da linguística, que procura estudar a fala, a língua em uso, o sujeito, o falante... Todavia, é possível dizer que o estruturalismo influenciou de tal modo a essência de todos os movimentos linguísticos que o sucederam, que nada mais ficou sem as marcas opositivas das relações nos estudos referentes à linguagem.
Ao estabelecer a criação do objeto a partir do ponto de vista, Saussure abre caminho para que em cada ponto da região onde circulam os elementos específicos das línguas – é possível falar assim sem vincular esta afirmação a qualquer das tendências que se opõem e abrangem a representação humana – o ponto escolhido determine a teorização. Isso quer dizer que, se na relação humana há, obrigatoriamente, linguagem, focalizar os estudos sobre quaisquer dos pontos de vista, por exemplo, de quem fala, o que fala, a quem se fala, a possibilidade de falar, as intenções ou não, o objeto que se materializa numa fala, é, justamente, a escolha do pesquisador e o que determina como o estudo se desenvolverá.
É assim que quem ousa criticar campos diversos de seus próprios sem a devida consideração sobre a disposição inicial de um pesquisador, sua inscrição teórica, bem como os objetivos aos quais se propôs, pautando sua crítica apenas em sua própria perspectiva, acusando uma teoria, que reprova, de não dar

Relacionados