Estudo dirigido do sistema digestorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o sistema digestório responda:
1. Descreva as etapas da digestão de proteínas contidas no alimento, incluindo onde elas ocorrem e quais enzimas estão envolvidas.
R: A digestão da proteínacomeça no estômago, onde as mesmas se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes, e continuam no intestino delgado pela ação das enzimas proteolíticas provenientes do pâncreas e damucosa intestinal. No estômago, o pepsinogênio inativo é convertido na enzima pepsina quando ele entra em contato com o ácido hidroclorídrico e outras moléculas de pepsina por estímulo da presença doalimento. Esta enzima começa a quebrando as proteínas dos alimentos, principalmente o colágeno, a principal proteína do tecido conjuntivo. As proenzimas pancreáticas são ativadas pela enteroquinase dosuco intestinal transformando o tripsinogênio em tripsina por meio de uma hidrólise. Esse processo é continuado pela ativação em cascata das outras proenzimas pancreáticas através da ação da tripsina. Atripsina, quimiotripsina e carboxipolipeptidas e pancreáticas decompõem a proteína intacta e continuam a decomposição iniciada no estômago até que se formem pequenos polipeptídios e aminoácidos. Aspeptidases proteolíticas atuam sobre os polipeptídios, transformando-os em aminoácidos, dipeptídeos e tripeptídeos. A fase final da digestão de proteínas ocorre onde os dipeptídeos e tripeptídeos sãohidrolisados em seus aminoácidos constituintes pelas hidrólises peptídicas.

2. Explique, de forma resumida, como ocorre o controle hormonal da digestão.
R: O contato final do estômago ativa suascélulas a produzirem gastrina, que, lançada no sangue, passa a estimular a secreção do suco gástrico. Quando entra em contato com a parede intestinal, o quimo estimula a produção de secretina, queestimula a secreção pelo pâncreas e a colecistocinina estimula a secreção da bile, pela vesícula biliar e das enzimas dos sucos pancreáticos. A interogastrona produzida no estômago inibe a secreção do...
tracking img