A leitura como suporte para a produção textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 24 (5804 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA COMO SUPORTE PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Elisete da Silva Sena Vieira
Ms. Antonio Augusto Pessoa

Resumo
Nos dias atuais a prática da leitura está se tornando cada vez mais rara entre os educandos, o que favorece fracos desenvolvimento e desempenho na produção textual. Nas escolas, na maioria das vezes, a produção textual está sendo feita de forma mecânica,como treinamento da escrita. Dessa forma o produtor (aluno) acaba escrevendo um texto incoerente e superficial. Assim, podemos perceber que, através da prática da leitura, o aluno torna–se capaz de conhecer novas palavras e aprender novas estruturas gramaticais, aperfeiçoando sua escrita. É de grande importância ressaltar também que é necessário haver um comprometimento não só
por parte da Escola(professores), mas também um incentivo familiar, para que os alunos percebam que a leitura é o alicerce da interação da palavra com o mundo. Desse modo, vemos o quanto a leitura é importante na formação de cidadãos (leitores) críticos, tornando–os capazes, ainda, de compreender os acontecimentos do mundo que os cercam. Logo, nosso objetivo é fazer uma reflexão teórica sobre a importância daleitura para a produção textual,
enfatizando que o educador e o educando devem caminhar juntos e ter consciência de que a prática da leitura irá favorecer uma melhor produção da escrita.

Palavras-Chave: Leitura; Produção textual; Escola; Educandos; Educadores.

Abstract
Today the practice of reading is becoming increasingly rare among learners, which favours weak development and performance intextual production. In schools, most often the textual production is being done mechanically, as writing training. This way the producer (student) just writing a text incoherent and superficial. Thus, we can realize that, through the practice of reading, the student makes – if able to learn new words and learn new grammatical structures, improving your writing. Is of great importance to note alsothat there must be a commitment not only from the School (teachers), but also an incentive family, so that students understand that reading is the foundation of the interaction of the word with the world. Thus, we see how reading is important in the formation of citizens (readers) critics, making – able to understand the events of the world which surround us. Soon, our goal is to make atheoretical reflection on the importance of reading to produce textual, emphasizing that the educator and the learner must walk together and be aware that the practice of reading will encourage better writing production.

Keywords: reading; Textual Production; School; Learners; Educators.

1 INTRODUÇÃO

Em decorrência da vida moderna, vários costumes e conceitos tem se perdido com o passar dos anos,dentre eles o hábito de ler, tão comum e valorizada há tempos atrás. Têm-se visto que o hábito de leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como também dos professores, trazendo como conseqüência cidadãos com uma restrita visão de mundo e, portanto, pouca capacidade crítica. Professor que não lê, não ensina a leitura para seus alunos. (LAJOLO, 1988).
O ensino tradicional praticado háalgumas décadas tornou-se uma enorme monotonia. Atualmente, com a diversificação dos meios de comunicação, o uso da Internet entre outros, os alunos anseiam por metodologias diferentes, motivadores, desafiadoras, atraentes.
A leitura trabalhada na escola, não deve apenas ser um instrumento de alfabetização, mas sim suporte para que, ao vivenciar a leitura, o indivíduo tenha um senso críticoaguçado, de modo a torná-lo sensível às questões do cotidiano que o norteiam. Com a leitura expande-se o mundo e possibilita situações imaginariamente possíveis à compreensão dos outros indivíduos. É um pequeno universo que engrandece e interliga diversos mundos.
Muitos educadores, preocupados com a importância da leitura na formação do homem, estão mudando suas metodologias, pois, para viver em um...
tracking img