Projeto estudar na china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade: São Caetano /SP

Curso: MBA em Gestão de Projetos

Disciplina: Gerenciamento de Projetos

Professor: Carlos Wagner Moura Reis

Nome: Vagner Franção RA: 2201226811

Desafio de Aprendizagem – Gerenciamento de Projetos

Introdução

A utilização de projetos é uma forma das organizações atingirem os objetivos pertencentes aoplano estratégico e que não poderiam ser alcançados dentro da operação normal da organização. Algumas das razões que podem levar à criação de projetos nas organizações são: demanda de mercado, mudança de processos organizacionais, atendimento a uma necessidade da organização, atendimento a um requisito legal, solicitação de um cliente e avanço tecnológico.

O primeiro passo e mais importanteno planejamento do projeto é a definição do escopo. O escopo compreende todo o trabalho requerido e apenas isto para completar o projeto com sucesso, e espera-se como resultado a Declaração do Escopo (SOW) e a Estrutura Analítica do Projeto (WBS).

Uma vez realizada a parte inicial do planejamento do projeto passamos então ao planejamento das atividades com as devidas alocações de recursos,humanos e materiais, e concluindo com a estimativa de duração das atividades. O desenvolvimento do cronograma, resultado do processo de programação, e do orçamento dependem da realização do processo de seqüenciamento das atividades, que é o processo de identificação e documentação das interdependências necessárias e ou desejáveis para a execução de cada uma das atividades do projeto.Proposição da Tarefa

O objetivo deste desafio de aprendizagem é a elaboração do documento Plano de Projeto associado às atividades de planejamento de um projeto. Para execução deste desafio tarefa foi necessário estudar com atenção o caso apresentado “Língua Chinesa. Nova necessidade?”. Analisar o caso e em seguida:

1) Identificar e registrar as informações associadas aosenvolvidos (stakeholders)

2) Elaborar a WBS.

3) Elaborar a lista de atividades e atribuir a duração de cada atividade

4) Tratar as precedências das atividades

5) Elaborar o cronograma do projeto

Tarefa

1 Identificação e registro das informações associadas aos envolvidos (Stakeholders)

As partes interessadas ou os envolvidos no projeto sãopessoas ou organizações que exercem influência positiva ou negativa, cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Geralmente, os envolvidos influenciam o projeto positivamente quando são beneficiados pelos resultados obtidos, compreendendo que suas necessidades e expectativas serão atendidas. Por outro lado, envolvidos que influenciam o projeto negativamentesão aqueles que não terão benefícios, vislumbrando resultados insatisfatórios em função de sua implementação.

A Tabela 1 apresenta uma lista com os principais envolvidos associados ao projeto. São esses envolvidos os responsáveis pelas principais definições, aprovações e decisões associadas ao projeto.

[pic]

Tabela 1 – Principais envolvidos associados ao projeto (Stakeholders)2 WBS

A decomposição do escopo, representada na WBS, é um procedimento sistematizado que configura o projeto como um todo, caracterizando o relacionamento existente entre os elementos que formam o escopo do projeto – através de uma representação gráfica que facilita a comunicação e evidencia os componentes – e as atividades necessárias para a conclusão do projeto. O processo deelaboração da WBS permite atribuir tarefas e responsabilidades aos pacotes de trabalho, identificar as interfaces existentes entre os vários elementos do projeto, programar e controlar o projeto, orientar o fluxo de informações e, principalmente, atuar como instrumento de comunicação e apresentação do trabalho a ser realizado no projeto, ou seja, seu escopo.

A Figura 1 representa o escopo do...
tracking img