A infancia e sua singularidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE


O texto de Sonia Kramer procura discutir a infância, a escola e os desafios colocados para a educação infantil de hoje e ensino fundamental. Serãoabordados temas como historia, cultura e direito das crianças.
A noção de infância surgiu com a sociedade capitalista, urbana - industrial na medida em que se mudava a inserção e o papel socialda criança na sua comunidade. O paradoxo de conhecer e possuir conhecimento teórico complexo sobre a infância e de ter muita dificuldade de lidar com a população infantil e juvenil é condição para seplanejar o trabalho na creche e na escola.
Nos anos 70 as contribuições de Bernad Charlot favoreceram a compreensão da infância de maneira histórica,ideológica e cultural,como adependência da criança em relação ao adulto. Em uma sociedade desigual as criança desempenham nos diversos contextos,papeis diferentes e para isso é preciso considerar os aspecto sociais,culturais e políticos, oque é especifico de cada criança é seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira, todos entendidos como experiência cultural.
Procurando entender a infância e as criançasna sociedade contemporânea,os textos de Benjamin oferecem importantes contribuições para uma visão peculiar da infância e da cultura infantil.Citamos aqui quatro eixos baseados em suas obras 1-Aquestão de produção e criação onde as crianças produzem cultura e são produzidas na cultura em que se inserem e que lhes é contemporânea 2- A criança é colecionadora, dá sentido ao mundo,produz historia, ouseja, como colecionadora a criança busca, perde e encontra, separa objetos e nessa ação vai se expressando e atribuindo significado as coisas. 3-A criança subverte a ordem e estabelece uma relaçãocritica com a tradição ou seja atuar como as crianças com um olhar critico e sensível significa agir com a própria condição humana.Conhecer a criança e a infância favorece que o humano continue...
tracking img