A importancia da cartografia nas aulas de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

ROGÉRIO DOS SANTOS

1. INTRODUÇÃO

A cartografia é um dos nós da Geografia que se pratica ou trata-se de um conhecimento desnecessário?
A cartografia, atualmente, constitui uma ciência, mas foi gestada efetivamente na segunda metade do século XIX, em virtude da diversificação e da sistematizaçãocientífica da própria Geografia. Segundo Joly (1990, p.7) “a cartografia é a arte de conhecer, de levantar, de redigir e de divulgar mapas”. Transparece, assim, um conceito comum para a cartografia: arte, método e técnica de representar a superfície da Terra e seus fenômenos. Ressalto que, como arte entendo a qualidade plástica, ou seja, a estética da representação, da utilização das cores, as tramas, otraçado; como técnica, a precisão de seus traçados e de suas informações, como método, pela sua possibilidade de reflexão, análise e interpretação da qualidade das informações cartografadas. Carlos salienta que:

A cartografia – que tem potencial para se estruturar como uma linguagem privilegiada da geografia – vem, ao contrário, se constituindo como técnica representativa, derivadaautomaticamente das tecnologias – por vezes também de imperativos pedagógicos –, numa trajetória de desenvolvimento autônomo, alheia às discussões internas e de renovação da geografia. (CARLOS, 1999, p.76)

A realidade nesse início de século tem se transformado numa velocidade nunca antes experimentada. A rapidez das mudanças imprime uma dinâmica igualmente veloz, a ponto de seutilizar a expressão “hiper-real” para designar o mundo de hoje, em face a essas transformações faz-se necessário refletir a respeito das suas implicações no ensino de Geografia não só em relação aos métodos de abordagens utilizados, como também acerca da relevância educativa dos conteúdos e temas a serem trabalhados. O ensino da Geografia na escola exige, e para que ele seja eficaz e usado comclareza nos seus pressupostos em atenção à ciência, e mediante ao conteúdo, e que à sua dimensão pedagógica contribua na construção de uma identidade da educação geográfica.
Pensar e compreender o real através das ações é essencial para a leitura e síntese através das representações cartográficas que possibilitam pensar significativamente o espaço geográfico. É possível perceber que oestudo da linguagem cartográfica vem, cada vez mais, reafirmando sua importância desde o início da escolaridade. O estudo das representações cartográficas contribui não apenas para que os alunos compreendam os mapas, mas também desenvolvam capacidades relativas à representação do espaço. Os alunos precisam ser preparados para que construam conhecimentos fundamentais sobre essa linguagem, comopessoas que representam, codificam o espaço e como leitores, das informações expressas.
A cartografia representa um recurso fundamental para o ensino e a pesquisa de geografia, pois, possibilita a representação dos diferentes recortes do espaço e na escala que convém para o ensino. Sendo assim, a cartografia se fundamenta na leitura e representação do espaço, permitindo, pois avisualização maior desse espaço, onde o aluno entenderá como está inserido neste espaço que pode ser local, regional e global. Através de mapas e outros recursos saberá distinguir os mais diferentes e distantes locais, possibilitando uma visão mais crítica da realidade na qual pertence. Desta forma, a necessidade da orientação espacial promove o trabalho da cartografia, desde as séries iniciais, quandoo alunado começa a distinguir entre o espaço vivido, o espaço percebido e o espaço concebido.
Os mapas segundo PASSINI (1994). “São a representação simbólica de um espaço real”, e para JOLY (1990), “mapa é uma representação geométrica plana, simplificada e convencional de todo ou parte da superfície terrestre”. Na educação cartográfica é importante lembrar que não é através de...
tracking img