O uso de mapas no ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1842 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista on line http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html ISSN 1678-6343

Instituto de Geografia ufu Programa de Pós-graduação em Geografia

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS MAPAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA ESCOLAR1
Daniel S. Santos Evilânia da C. Bento Fernanda S. Ferreira Gilson S. da Silva Ilze C. Pereira Karem Martins Karine A. SilvaAlunos da graduação Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA Natanael R. Bomfim Prof. Cartografia, da Universidade Estadual de Santa Cruz., Ilhéus-Bahia. natanaelreis@uol.com.br RESUMO O presente trabalho apresentado no I Seminário Local de Cartografia para Escolares, na Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), traz como problemática a iniciação dos alunos de 5ªsérie na leitura dos mapas, uma vez que estes são apresentados apenas como recurso didático de localização. Com a intenção de contornar essa deficiência, este artigo visa apresentar uma proposta metodológica de utilização dos mapas como instrumento cartográfico que venha a auxiliar o professor na prática pedagógica do ensino de Geografia. Palavras-Chave: Geografia, Cartografia, Ensino.

THEIMPORTANCE OF THE USE OF THE MAPS AS INSTRUMENT OF THE TEACHING AND LEARNING IN THE SCHOOL GEOGRAPHY
ABSTRACT The present work was presented at 1 local Seminary of Cartography for Children, in Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), brings as problematic the initiation of the th 5 grade students in map reading, since they are presented only as a educational of localization. Intending to gettingaround this deficiency, his article aims presenting a methodological proposal for utilizing those maps as cartographic instrument to help teachers in pedagogical practice in geography teaching. Keywords: Geography, Cartography, Education.
st

INTRODUÇÃO A Cartografia é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas (CASARIN,2004). Através dos símbolos, a Cartografia faz parte da história dos homens, pois desde o princípio, eles precisavam demarcar seus caminhos, os lugares com abundância de comida. Faziam isso, inicialmente, através da mente, da memória, desenhavam nas paredes das cavernas, mais tarde usaram a argila, bambu, pergaminho e papel. Hoje, com as modernas tecnologias os homens usam computadores e satélites(MACIEL, 2005).
1

Recebido em 31/10/2005 Aprovado para publicação em 12/01/2005

Caminhos de Geografia 16 (17) 176 - 179, fev/2006

Página 176

A importância da utilização dos mapas como instrumento de ensino/aprendizagem na Geografia escolar

Daniel S. Santos, Evilânia da C. Bento, Fernanda S. Ferreira, Gilson S. da Silva, Ilze C. Pereira, Karem Martins, Karine A. Silva

A longahistória da Cartografia reflete a importância desta para os homens de todos os períodos históricos, pois as questões espaciais, para serem resolvidas, necessitam da utilização de mapas. Por isso, dentro do ensino de Geografia, o estudo da Cartografia deve ter destaque, uma vez que este estudo revela como é feita a apropriação, construção e a re-construção do espaço geográfico. O mapa é uma simplificaçãoda realidade, confeccionada a partir da seleção de elementos representados por símbolos e sinais apropriados, favorecendo a conscientização do ser humano de seu papel enquanto sujeito que interage com o mundo em que vive. Passini (1991) afirma que, no entanto, isso somente ocorrerá se o aluno participar ativamente do processo de construção (reconstrução) do conhecimento, através da prática escolarorientada pelo professor. Apesar de sua importância, muitas vezes, por falta de domínio e complexidade, a Cartografia é utilizada como recurso e não como instrumento auxiliar do ensino de Geografia, indo de encontro com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s):
“O estudo da linguagem cartográfica, tem cada vez mais reafirmado sua importância, desde o início da escolaridade....
tracking img