Medodologia da ed infantil e fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução__________________________________________________

_________02

Capitulo I___________________________________________________________

_03

A História dos métodos

de alfabetização no Brasil

Capitulo II__________________________________________________________

_05

O Construtivismo

Conclusão final______________________________________________________07

Referencias Bibliográfica______________________________________________0

8

Introdução

O presente trabalho relata os métodos de alfabetização do ensino infantil e fundamental, sua história no Brasil, e os principais métodos.
Vamos falar sobre o método construtivista.
Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade,já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto aescola não é considerada rígida. Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida. O método construtivista fundamenta-se na escrita, pois acredita que o aluno tem condições de se alfabetizar sem a ajuda de cartilhas emecanismos que o induzem a decorar, repetir mecanicamente, declamar, transmitir e aprender o que já está acabado. Parte-se da idéia de que a criança, antes mesmo de ser alfabetizada no ambiente escolar, já descobriu como funciona o processo de aprendizado do alfabeto, como, por exemplo, ler do lado esquerdo para o direito.

A abordagem construtivista como método de pesquisa possibilita ageração de conhecimentos. Ao entender que existe uma estreita inter-relação entre todos os elementos que compõe o mundo, do qual cada pessoa participa, através de sua interação com o ambiente, na contínua construção/reconstrução do conhecimento, buscou-se um paradigma investigativo que permitisse construir estratégias para solucionar as questões apresentadas nessa interação.
Esse caminhometodológico possibilita conhecer a realidade, a partir das questões problemas nela identificadas, traçar estratégias resolutivas no coletivo e assim construir o conhecimento com os sujeitos participantes. Portanto, o presente artigo bjetiva descrever o percurso metodológico da pesquisa qualitativa construtivista como método que possibilita a geração de conhecimentos.
Capitulo IHISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Em nosso país, a história da alfabetização tem sua face mais visível na história
dos métodos de alfabetização, especialmente desde o final do século IX,vêm-se gerando tensas disputas relacionadas com "antigas" e "novas" explicações para um mesmo problema: a dificuldade de nossas crianças em aprender a ler e a escrever.
Visando aenfrentar esse problema e auxiliar "os novos" a adentrarem no mundo público da cultura letrada, essas disputas em torno dos métodos de alfabetização vêm agregando uma multiplicidade de tematizações, normatizações e concretizações, caracterizando-se como um importante aspecto dentre os muitos outros envolvidos no complexo movimento histórico de constituição da alfabetização como prática escolar e comoobjeto de estudo/pesquisa.
Em nosso país, desde o final do século XIX, especialmente com a proclamação da República, a educação ganhou destaque como uma das utopias da modernidade. A escola, por sua vez, consolidou-se como lugar necessariamente institucionalizado para o preparo das novas gerações, com vistas a atender aos ideais do Estado republicano, pautado pela necessidade de...
tracking img