A escola e seu atual desafio encantar o aluno do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO........................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................6
3. HIPÓTESES..............................................................................................9
4. REVISÃOLITERÁRIA.........................................................................10
5. METODOLOGIA....................................................................................11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................13
7. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO....................................................13




















1 Introdução


Atualmente, discussões sobre achegada da tecnologia na educação estão presentes no cotidiano escolar, a reflexão sobre o processo formativo e transformador que a educação tem em suas mãos está cada vez mais em pauta.
De acordo com MORAN, (2000, p. 137):
Educar é colaborar para que os professores e os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seucaminho, do seu projeto de vida, no desenvolvimento de suas habilidades a fim de tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.

Ao entender que a sociedade se forma a partir da transmissão de culturas, onde existem uma formação de opiniões, além de conhecimentos que se interagem e uma troca de informações, entende-se também que quando se fala em educação, os objetivos se entrelaçam, uma vez queesse grupo de indivíduos que se relacionam de maneira semelhante, na sua maioria obtém o mesmo propósito de se encontrar uma educação de qualidade.
É na escola que a sociedade inicia sua formação, onde os futuros cidadãos buscam aprendizagem e conhecimento, atuando posteriormente de forma qualitativa como membros desse meio. “Deste modo, se constitui como objetivos da educação, a transmissão dacultura, a adaptação dos indivíduos à sociedade, o desenvolvimento de suas potencialidades e, como conseqüência, o desenvolvimento da própria sociedade”. (OLIVEIRA, 2004, p.214).
No entanto, Moran (2011) informa que há uma total falta de equilíbrio na forma como a escola ensina, nos métodos que ela utiliza para mediar à aprendizagem e as possibilidades que a sociedade abrange através datecnologia. Basicamente, os alunos não vêem como algo significativo o que aprendem e tão pouco atraente o caminho percorrido até este objetivo.
Sendo assim SANCHO, (2006, p.19) conclui que:
Os alunos de nossas escolas, onde quer que estejam, estão mediados pela tecnologia. O computador, a televisão, o celular, o cinema, o vídeo game, atrai a atenção e o interesse dos mesmos jovens e crianças que, aochegarem à escola, se deparam com uma realidade bem diferente, encontram uma estrutura dura, que por tradição e costume, sempre foi aceita como a única possível.

A tecnologia se tornou parte integrante e fundamental em nosso dia-a-dia. Em todo e qualquer lugar, nos deparamos com diversos instrumentos, materiais e equipamentos que exigem que saibamos cada vez mais sobre eles para que assimpossamos obter resultados com maior facilidade e agilidade em nosso cotidiano.
Nossos alunos também passam por essas mudanças e novidades intermináveis, mas estes se adaptam cada vez melhor a tal condição, acabam até mesmo auxiliando seus pais, parentes e até seus professores.
Nossas crianças já estão habituadas a este meio de tecnologias, justamente por isso, conseguem “dominar” e compreender tudo oque os novos equipamentos oferecem, além disso, sentem-se atraídas por tudo o que é novo. É à partir desse interesse, que existe a possibilidade de se obter maior interação e atenção dos discentes, contemplando um aprendizado efetivo e de maior qualidade.
Ainda assim, apesar de todas as facilidades que esse material tecnológico proporciona, existe uma transformação no modo de pensar, agir,...
tracking img