O docente mediador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Docente Mediador

“ Ser bom professor implica em examinar tudo o que ensina; idéias antigas se adaptam e ganham novas formas”
“O bom aluno escuta o que eu digo, mas adapta meus ensinamentos a sua vida e nunca os segue ao pé da letra; o bom aluno não busca se notado e sim fazer algo notável”
Confúcio
A educação é o ponto chave neste inicio do século XXI. É preciso mudar drásticae rapidamente os instrumentos de aprendizagem e de ensino, da passada era da revolução industrial para a da atual era eletrônica.
Este Trabalho nos leva a uma perspectiva completamente nova do ensino universitário, mudança necessária no mundo dinâmico e globalizado de hoje, onde a verdade é transitória e fugaz, onde encontrará subsídios para caminhar rapidamente para uma revolução didática emsala de aula, para o engrandecimento pessoal do verdadeiro mestre.
Temos no Dicionário de língua portuguesa o termo “mediação” como principal, ato ou efeito de mediar; intervenção; intercessão, intermédio, intervenção com que se busca produzir um acordo, agenciamento, corretagem; operação de somar termo a duas frações ordinárias; o mediador é aquele que medeia ou intervém; árbitro oumedianeiro, mediatário, intermediário, intermédio.
Quando no remetemos ao universo da educação formal, independentemente no nível ou segmento, é importante e freqüente atribuir ao professor o papel de mediador. Vários trabalhos sobre a identidade do professor, assim como sua formação inicial e continuada, indicam a mediação como qualidade inerente ao ser professor, principalmente nas concepçõeseducacionais modernas (Brzezinski,2002 ; Arroyo, 2000; Pimenta, 1997; Nóvoa,1992; Klein, 1998).
Contudo essa mediação se da como atividade relacional no ensino, ou seja, o professor surge como mediador da relação ativa do aluno com o saber, considerando seus conhecimentos e suas experiências prévios. Nesse sentido, toda aprendizagem requer mediação e o professor tem um importante papel na mediação darelação epistemológica, assim como na constituição da identidade ao levar em consideração os elementos do universo vivenciado pelo aluno .
Decorrente dessa forma de atuação mediadora do professor no universo escolar encontra-se sua participação no tratamento dado ao conhecimento, amplamente socializado, selecionando – o e transformando – o em conteúdos curriculares e na elaboração do projetopedagógico da escola.
Em síntese, o professor é o grande mediador, pois transita entre instâncias hierarquicamente constituídas entre as quais estabelece pontes, atua fora e dentro da sala de aula, medeia todo o processo ensino-aprendizagem ao trabalha todo o processo formativo dos alunos e procede á mediação entre os significados do saber do mundo atual e aqueles dos contextos nos quais foramproduzidos. Para Brzezinski (2002,p.129), a docência é definida através de várias coesões representativas, entre as quais a mediação. Para ela o professor é um intermediário entre três mundos: o mundo objetivo das coisas materiais, o mundo subjetivo das mentes e o mundo dos produtos do espírito humano, que uma vez produzidos são independentes deste.
Levando em consideração a importância do“mediador” o professor precisa entender a personalidade de seus alunos, ajudá-los a ser criativo e desenvolver a capacidade ética, afetiva e de relacionamento de cada um. A Coordenadora do documento mencionado pelo MEC veiculado pela imprensa que revela a preocupação em mudar o perfil o professor brasileiro afirmou: “este documento servirá para atualizar os cursos de formação dos docentes. Agora é maisimportante desenvolver as capacidades nos alunos do que transmitir conteúdo. Não basta ensinar matemática, é preciso desenvolver raciocínio e lógica. Não adianta ensinar doenças e procedimentos clínicos, devemos priorizar o ensino do raciocinar, do resgatar a informação, do analisar, do criticar e decidir”.
Para a secretária de ensino fundamental do MEC, Iara Prado, o professor deverá...
tracking img