tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor, por que alfabetização tecnológica?

Diante dos avanços tecnológicos existentes na nossa sociedade, se torna cada vez mais difícil fugir da nova realidade ao qual estamos inseridos, a de que vivemos em sociedade tecnológica. Sendo assim a escola tem hoje um papel de grande responsabilidade, a de atentar sobre a necessidade de formação e capacitação de professores para enfrentar osdesafios do mundo da tecnologia, uma vez que este passa por constantes mudanças e transformações, devido ao fato de que todos os dias surgem novas tecnologias.
Deste modo a alfabetização tecnológica se torna indispensável, uma vez que ao longo do tempo a humanidade sempre buscou meios para a sua sobrevivência e para melhorar as relações de comunicação, foi assim com a escrita uma dos maisimportantes feitos do homem, que permitiu a humanidade fazer registros e assim transmitir suas descobertas e invenções iniciando assim a história da humanidade.
Embora todas as inovações que foram surgindo possibilitasse um contato direto do homem com um mundo novo, percebe-se que a adequação desse homem à esse mundo e que é o grande impasse desse contexto os passos são lentos e cada dia há umanecessidade do homem ser alfabetizado oara concretizar o ato da alfabetização.
Assim sendo o papel da educação torna-se mais relevante voltado mais para a democratização ao acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias. Portanto esse processo de formação não pode ser mecânico porém com significado para a inclusão do educador nesse mundo

Professor X tecnologia ou professor +tecnologia?

Vivemos no mundo em que a tecnologia se torna um fator essencial, já não conseguimos nos imaginar sem... Na educação isso não é diferente, é computador, data show, lousa notebook. Diante disso um ator essencial do processo ensino aprendizagem na verdade o professor está todo tempo na berlinda se lê, fala, ouve que se professor não se modernizar não poderá acompanhar o desenvolvimentotecnológico.
É interessante questionar se a tecnologia é criada visando melhorar a qualidade de vida de todos ou só de alguns? em contradição com o avanço tecnológico que otimiza a produção gerando facilidades e maior conforto as boas consequências da tecnologia não chegam a grande parte da população. Para alguns as maneiras de viver estão mais próximos do século XIX do que século XXI.
Só que mesmoalguns com este quadro de pobreza que não disponibilizam de uma ótima qualidade de vida, habitação rede de esgotos ...são expostos as mensagens de rádio e televisão. E infelizmente algumas pessoas ainda não estão sendo capacitadas a interpretar criticamente as referidas mensagens e são excluídas das formas de educação em nossa sociedade e não entendem as consequências que ela provoca.

TecnologiaEducacional


Atualmente, mas do que nunca, quando se fala em escola, sabe-se que o dever e objetivo geral dela é formar cidadãos para o trabalho e para a vida, não podendo ficar à margem das evoluções tecnológicas que tanto contribuírem para o desenvolvimento da sociedade.
Deste modo, a alfabetização tecnológica nas escolas tornou-se uma atividade necessária realizada a partir de uma reflexãopara ser melhor aplicada no ambiente escolar, para não se restringir ao tecnicismo que foi iniciado no Brasil por volta dos anos 60 que vinha com o objetivo exclusivo de formar mão-de-obra, o que não condiz com objetivos críticos de uma pedagogia consciente.
Já é comum hoje afirmar-se que a escola, enquanto instituição social que tem como função preparar cidadãos para o trabalho e para a vida,não pode e não deve ficar à margem do processo de “tecnologização” da sociedade, sob pena de se tornar defasada, desinteressante, alienada, e de não cumprir suas funções (Demo,1991). De posse dessa visão, como a escola deve se relacionar com as tecnologias presentes na sociedade? Com que objetivo isso deve ser feito? Como o professor deve ser preparado para atuar pedagogicamente na sociedade...
tracking img