A contabilidade na argentina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

ITZHAK DAVID SIMÃO KAVESKI

A PROFISSÃO CONTÁBIL NA ARGENTINA

PONTA PORÃ - MS
2011

ITZHAK DAVID SIMÃO KAVESKI

A PROFISSÃO CONTÁBIL NA ARGENTINA

Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade no MERCOSUL da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, sob orientação do Prof. Valdir Antonio Babino.



PONTA PORÃ - MS2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 JUSTIFICATIVA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4
2 REVISÃO TEÓRICA 5
2.1 A PROFISSÃO CONTÁBIL 5
2.2 FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CONTADOR PÚBLICO NA ARGENTINA 5
2.3 OS ÓRGÃOS PROFISSIONAIS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL 6
2.4 ORGAÕS QUE EMITEM AS NORMAS LEGAIS DE CONTABILIDADE NAARGENTINA 7
2.5 PRINCIPAIS NORMAS CONTÁBEIS LEGAIS DA ARGENTINA 7
2.6 EXEMPLO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA ARGENTINA 8
2.6.1 Balanço Patrimonial 8
2.6.2 Demonstração do Resultado do Exercício 10
2.6.3 A Evolução do Patrimônio Líquido 11
2.6.4 Demonstração do Fluxo de Caixa 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERENCIAS 13

INTRODUÇÃO
Após várias tentativas frustradas de constituir um blocoeconômico formado por todos os países da América do Sul, finalmente em 26 de março de 1991, surge o MERCOSUL, com a assinatura do tratado de assunção, formado por quatro países os quais são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Sabendo que cada país tem suas peculiaridades, leis e regulamentações, através do estudo do MERCOSUL nasce uma questão pra nós contadores: Como é desenvolvida a profissãocontábil nesses países? Então desenvolvemos uma pesquisa para responder a essa questão, porém a delimitamos, pesquisando somente a Argentina.
A formação acadêmica do profissional contábil segue da seguinte maneira: Cinco anos de graduação. Para formar-se contador público (contabilista lá determinado como contador público) é necessário ingressar no curso de Ciências Econômicas, o qual dará competênciade atuação nas três áreas econômicas: Contabilidade, Administração e Economia. Assim como no Brasil, para exercer a profissão é necessário ser registrado em órgão específico.

JUSTIFICATIVA
Esse trabalho tem como finalidade evidenciar o estudo e a profissão contábil na Argentina, como complemento á matéria de Contabilidade no MERCOSUL, a fim de agregar valor ao conhecimento dos alunos,permitindo que os mesmos estejam aptos a exercerem sua profissão diante de uma possível oportunidade de emprego dentro do bloco econômico, especificamente na Argentina.
A presente pesquisa será desenvolvida pelos alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul unidade de Ponta Porã. Cidade a qual faz fronteira com o Paraguai um dos membros do MERCOSUL.
Por esse motivo cremos que a sociedadelocal a ter acesso aos dados contidos no trabalho, poderá compreender os objetivos do já citado bloco econômico: mercado comum do sul, seu surgimento, e também informar e sanar as duvidas da sociedade a respeito de como é efetuada a contabilidade na República Argentina.
PROBLEMA DE PESQUISA
Como é evidenciada a profissão contábil na Argentina?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Evidenciar a profissãocontábil na Argentina.
Objetivos Específicos
* Informar a formação acadêmica do contador público na Argentina;
* Descrever e citar as entidades e normas contábeis;
* Exemplificar as principais demonstrações contábeis da Argentina.

REVISÃO TEÓRICA
A PROFISSÃO CONTÁBIL
Na Argentina o profissional contábil é denominado de Contador Público, e a profissão é regulamentada pela Lei nº20.488 de 23-05-73 que abrange as ciências econômicas em geral, só pode ser exercida por pessoas titulares de diplomas universitários matriculados no conselho profissional.
Segundo Bauren (2002), “Na Argentina, a pessoa que exerce a profissão contábil denomina-se contador público. Este, para o exercício legal da profissão, deve ser titular de diploma universitário e estar devidamente inscrito no...
tracking img