Paciente com iam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolo de Atendimento Inicial no IAM com Supradesnível de ST

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA UNIDADE CORONARIANA

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO INICIAL NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRADESNÍVEL DO SEGMENTO ST

ATUALIZAÇÃO EM MARÇO DE 2006

Protocolo de Atendimento Inicial no IAM com Supradesnível de ST

1. INTRODUÇÃO
O infarto agudo do miocárdio comsupradesnível do segmento ST (IAMCS) caracteriza situação clínica de extrema gravidade e com risco de vida, determinada por oclusão de uma artéria coronária epicárdica. Trata-se de uma condição com tratamento específico, capaz de modificar sua história natural, devendo ser instituído o mais precocemente possível. A abordagem inicial no atendimento do IAMCS deve ser rápida e objetiva, iniciando pelaavaliação das características da dor torácica e dos sintomas associados, história pregressa relevante, pelo exame físico direcionado e realização do eletrocardiograma (ECG).

2. DIAGNÓSTICO
Baseado na associação de dois ou mais dos seguintes critérios: a. Dor Torácica Dor torácica anginosa persistente ao repouso, podendo ser desencadeada por exercício ou estresse, com duração maior ou igual a 20minutos, irradiada para membros superiores e pescoço, com sintomas associados (dispnéia, náusea, vômitos), melhora apenas parcial aos nitratos. Está presente em 75-85% dos casos. Pode ser o primeiro episódio ou mudança no padrão de angina prévia. b. Alteração Eletrocardiográfica Elevação nova do segmento ST no ponto J em duas ou mais derivações contíguas (> 0,2 mV em precordiais e > 0,1 mV emperiféricas). Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo. c. Marcadores de Necrose Miocárdica Valores alterados de CK, CKMB atividade (disponíveis no HC), CKMB massa, troponinas ou mioglobina (indisponíveis no HC). Obs: a presença ou ausência de marcadores de necrose miocárdica não deve ser levada em consideração para a indicação de terapia de reperfusão, devido ao fato de que estesmarcadores apresentam elevação após o período ideal para terapia de reperfusão. Servem para confirmação diagnóstica, avaliação prognóstica e controle após reperfusão coronária.

Protocolo de Atendimento Inicial no IAM com Supradesnível de ST

3. AVALIAÇÃO IMEDIATA
O objetivo é identificar os pacientes candidatos à terapia de reperfusão e realização de diagnóstico diferencial. CORRIDA CONTRA ORELÓGIO: “Tempo é músculo!” 1. ECG em 10 minutos.
2. 3.

Trombolíticos em até 30 minutos. Insuflação do balão de angioplastia em até 90 minutos.

Deve ser realizada em menos de 10 minutos da chegada do paciente. 1. Anamnese breve e direcionada para identificação de candidatos à terapia de reperfusão e possível contra-indicação à trombólise farmacológica. 2. Exame físico direcionado comaferição dos dados vitais, palpação de pulsos, identificação de sinais clínicos de gravidade, escala de Killip e Kimball. 3. Monitorização cardíaca contínua. 4. Saturação de oxigênio. 5. ECG de 12 derivações, complementado com derivações direitas (V3R E V4R) e dorsais (V7 e V8) se infarto inferior. 6. Acesso venoso periférico. 7. Exames laboratoriais: marcadores cardíacos, eletrólitos e coagulação. 8. Rxde tórax (não é essencial, porém serve para avaliação de congestão pulmonar e possibilidade diagnóstica de dissecção aórtica). 9. Mnemônico "MONAB" Morfina Oxigênio Nitratos Aspirina Betabloqueador

Protocolo de Atendimento Inicial no IAM com Supradesnível de ST

4. TRATAMENTO IMEDIATO
OXIGÊNIO Fundamento: - Limita a lesão miocárdica isquêmica; reduz a intensidade de elevação do segmento ST.Efeito sobre morbi-mortalidade é desconhecido. Dose e Administração: - O2 deve ser administrado por máscara ou cânula nasal a 2-4 L/min Deve-se administrar O2 a todos os pacientes com SO2 < 90% por período indefinido (classe I, nível de evidência C). Após o diagnóstico nas primeiras 3-6 hs em todos os pacientes. (classe IIa, nível de evidência C). Após o diagnóstico após 6 hs em todos os...
tracking img