Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gravidez na adolescência em periódicos de enfermagem, ginecologia e obstetrícia entre 1997-2001





Mainarte, Miriam Andréia ChiquettoI; Godoy, Sandra Regina deII; Bonadio, Isabel CristinaIII

IEnfermeira Obstétrica. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Votuporanga. Mestranda - Pós-Graduação da EEUSP - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil ePsiquiátrica da USP. e-mail: miriam.andreia@ig.com.br
IIEnfermeira Obstétrica. Doutoranda - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da USP e-mail: sandragodoy@terra.com.br
IIIEnfermeira Obstétrica. Profª Drª Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEUSP. ibonadio@usp.br





RESUMO

A adolescência é um período do processo evolutivo do ser humano, noqual ocorrem inúmeras modificações físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Durante essa fase surgem novos desejos, dúvidas, curiosidades e descobertas. Dentre essas contradições vivenciadas, encontramos a descoberta do próprio corpo e do prazer sexual, muitas vezes compartilhado com o namorado, daí resultando riscos para uma gravidez indesejada. Nas últimas décadas, a gravidez naadolescência tem sido muito estudada por ser considerada um grave problema social. Percebe-se também que o índice de gestações precoces tem-se mantido elevado. Dessa maneira, este estudo apresentou como objetivo a busca pelo conhecimento científico sobre o tema, nos periódicos nacionais de enfermagem, ginecologia e obstetrícia. Utilizou-se os recursos da pesquisa bibliográfica e, como fonte de consulta foramencontrados 12 artigos publicados no período de 1997 a 2001. Os enfoques encontrados nos artigos foram: fatores e conseqüências da gravidez na adolescência, perfil social e obstétrico, relações familiares, o apoio, educação em saúde, planejamento familiar e diagnóstico/teoria de enfermagem. São destacadas as estratégias para a redução da gestação precoce como a educação sexual, o planejamentofamiliar, a assistência obstétrica de maneira apropriada e o apoio familiar. São discutidos também o papel dos profissionais de saúde e as ações que contribuem para a redução dos índices da gravidez na adolescência justificando ou presumindo sua ocorrência com questões multifatoriais. Concordamos que a gravidez na adolescência está diretamente relacionada a variáveis como: nível sócio-econômico,escolaridade, educação recebida, e a utilização de métodos anticoncepcionais. O desafio maior é como levar um trabalho que contribua efetivamente para a prevenção desse problema. O agravamento da situação justifica uma preocupação redobrada e uma reflexão contínua, sem dúvida, de caráter eminentemente multiprofissional, considerando-se a evidente interdisciplinariedade do problema. Dessa maneira, temosmuito a fazer e descobrir o " como fazer" para que sejamos aliados e comprometidos na redução dos índices de gravidez na adolescência.

Descritores: Gravidez na adolescência; Saúde da Mulher; Assistência obstétrica.





1.1 Motivação para o estudo

A adolescência é um período do processo evolutivo do ser humano, no qual ocorrem inúmeras modificações físicas, psicológicas, emocionaise sociais. Durante essa fase surgem novos desejos, dúvidas, curiosidades e descobertas.

Para TAKIUTI [1996?] ser adolescente é viver um período de transição entre criança e adulto, é vivenciar novas experiências, reformular a idéia que tem a respeito de si mesmo e transformar sua auto-imagem infantil.

Face a esses acontecimentos atuais; o grande sonho de pesquisar sobre o tema e a ocorrênciadesse fato em minha vivência familiar, motivaram-me a elaborar este trabalho.

1.2 Breve comentário sobre gravidez na adolescência

Em pleno século XXI, percebe-se que a sociedade brasileira e profissionais ligados à saúde têm visto o quão preocupante tornou-se a gravidez na adolescência.

Não bastasse isso, enfrenta-se um outro problema, ou melhor, dilema com relação à liberação sexual,...
tracking img