Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A gravidez na adolescência no contexto da socioeducação

RESUMO


A vida sexual nas últimas décadas tem iniciado, na maioria das partes, na adolescência estando acoplado a este fenômeno o surgimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e a gravidez na adolescência.

Para Áries (1973) a gravidez na adolescência nãoé somente não é um marco na geração do século XXI, ou até mesmo da geração do final do século XX. Ela é mais antiga do que parece conforme a historicidade do fenômeno que a gravidez na adolescência nos apresenta.

A gravidez na adolescência acontece desde os primórdios da civilização. No início do século XVII, segundo Ariés (1981), brincadeiras com os órgãos genitais das crianças faziam parte docostume da época; as crianças presenciavam e até mesmo participavam de brincadeiras que na sociedade atual consideramos obscenas. No século XVIII, adolescentes entre 12 e 14 anos de idade já estavam se casando, constituindo família, adquirindo as mesmas responsabilidades de um adulto. Os casamentos eram “arranjados”; os pais negociavam os casamentos dos filhos. A função das meninas era cuidar dosfilhos e dos afazeres de casa. Aos meninos era incumbida a função de manter a casa, as negociações, e não participavam do processo de educação dos filhos. Em uma sociedade patriarcal, as mulheres eram extremamente submissas ao marido.

Ainda para o autor (1973) no século XX, a maioridade civil passa de 12 para 16 anos para as mulheres e 14 para 18 anos para os homens, entretanto ainda nesteséculo os casamentos eram negociados e aqueles que não queriam acatar as ordens dadas pelos pais, deveriam fugir. “A mulher começava a sua vida reprodutora próximo da puberdade dos 12 aos 13 anos e raras eram as que ultrapassavam a segunda década de vida em consequência de complicações advindas da gravidez e do parto. O mesmo ocorria na Idade Média, quando meninas mal saídas da infância, ao primeirosinal da menarca, eram casadas com homens cuja idade girava em torno dos 30 anos. No Brasil, no século passado, as chamadas "sinhazinhas" também eram casadas com maridos escolhidos pelos pais e geravam filhos para seus maridos, só deixando de fazê-lo quando havia alguma complicação”.[1]

Carvalho e Merighi (2006) asseveram que no final do século XIX inicia-se a Revolução Industrial na Europa e amulher começa a ser inserida no mercado de trabalho sinalizando um início de modificações no padrão reprodutivo. As grandes mudanças ocorridas no final do século passado, decorrentes da Revolução Industrial na Europa e, principalmente, as consequentes à I Guerra Mundial, abriram amplo campo de trabalho às mulheres em vários setores de atividades até então exercidas por homens e as puseram emcondições totalmente diferentes daquelas preexistentes. Essas mudanças, porém, não foram acompanhadas por políticas que lhe assegurassem condições para dividir as responsabilidades pessoais com as do emprego.

De acordo com Brandão & Heilborn (2006, p. 1421) “a gravidez na adolescência ainda é um fenômeno que provoca grande debate público por ser enfocado como um problema social contemporâneo associadoà pobreza, violência, desinformação e despreparo e irresponsabilidade juvenis”. É um dos acontecimentos que proporciona um sério preconceito relacionado à sexualidade da adolescência, com sérias implicações para a vida dos jovens envolvidos, de seus filhos que estão por vir e de suas famílias.

A adolescência envolve uma época de transformações físicas e emocionais avaliado por alguns, como umaocasião de conflito ou crise. A capacidade de delinear a adolescência como um pueril a adaptação às mudanças corporais, mas como uma etapa no período existencial do indivíduo, uma posição social ostentada, familiar, sexual e entre pessoas.


A puberdade, que designa o princípio da vida reprodutiva da mulher, é diferenciada pelas transformações físicas e psicológicas na adolescência. Uma...
tracking img