Para que filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Para que Filosofia?

ALUNAS:

Jessica Delmoral
Paula Eduarda
Gabriela R. Walter
Ciane Gonçalves
Bruna Monique

Joinville, 26 de Março de 2008

INTRODUÇÃO

“ Se há um discurso competente, em contraposição, há incompetentes ( que somos nós...), cujo não-saber supõe a aceitação passiva do discurso do saber. Caberia à teoria o papel decomando sobre a prática dos homens: a teoria manda porque possui as idéias, e a prática obedece porque é ignorante... Com essa relação hierárquica, perde-se a dialética entre a teoria e a práxis “.
A ciência e a tecnologia, mesmo que sejam expressões da racionalidade, produzem contraditoriamente efeitos irracionais, perversos, já que a razão é posta a serviço da destruição da natureza, daalienação humana e da dominação.
Qual é o papel da filosofia ?
A ciência não é capaz de investigar seus próprios fundamentos, portanto:
Cabe à filosofia discutir a respeito dos conceitos, das validades dos métodos, do valor das conclusões, bem como da concepção de homem subjacente a cada ciência.
Estabelecer a interdisciplinaridade entre os diversos campos do saber .Recolocar o problemada unidade do saber . A fragmentação leva o homem a estar ausente da ciência.
A filosofia tem compromisso com a investigação a propósito dos fins e das prioridades a que a ciência se propõe, bem como a análise das condições em que se realizam as pesquisas e as conseqüências das técnicas utilizadas.
A análise crítica denuncia o escamoteamento do homem e aponta as possibilidades dos várioscaminhos a buscar e a seguir. Por eso primeramente debemos entender a utilidade e importancia da filosofia.

1. AS EVIDENCIAS DO COTIDIANO:

“Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na verdade, na diferença entre realidade ou sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdadedo bem e do mal, da moral da sociedade”.

Quando pergunto “que horas são”? ou “que dia é hoje?” minha expectativa é a de que alguém, tendo um relógio ou um calendário, me dê a resposta exata. Em que acredito quando faço a pergunta e aceito a resposta? Acredito que o tempo existe, que ele passa, pode ser medido em horas e dias, que o que já passou é diferente de agora e o que virá também há deser diferente deste momento.

Acreditamos, portanto, que o espaço existe, possui qualidades (perto, longe, alto baixo) e quantidades, podendo ser medido (comprimento, largura, altura).
Na briga, quando alguém chama o outro de mentiroso porque não estaria dizendo os fatos exatamente como aconteceram, está presente a nossa crença de que há diferença entre verdade e mentira.

Acreditamos que aobjetividade é uma atitude imparcial que alcança as coisas tais como são verdadeiramente, enquanto a subjetividade é uma atitude parcial, pessoal, ditada por sentimentos variados (amor, ódio, medo, desejo). Assim, não só acreditamos que a objetividade e a subjetividade existem, como ainda acreditamos que são diferentes e que a primeira não deforma a realidade, enquanto a segunda, voluntária ouinvoluntariamente, a deforma.

Achando óbvio que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos, vivem na companhia de seus semelhantes e procuram distanciar-se dos diferentes dos quais discordam e com os quais entram em conflito, acreditamos que somos seres sociais, morais e racionais, pois regras, normas, valores, finalidades sópodem ser estabelecidos por seres conscientes e dotados de raciocínio.

1. ATITUDE CRÍTICA.

A atitude filosófica possue duas características, a negativa, que é um dizer não ao senso común, aos pre-conceitos, aos pre-juizos, aos fatos e ás idéias da experiencia cotidiana, ao estabelecido; e a positiva, que é uma interrogação sobre porque tudo isso é assim e não de outro jeito. Essas duas...
tracking img