Baixo peso ao nascer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Baixo Peso ao Nascer e Desnutrição na Primeira Infância

Brasília, novembro de 2010
1) Introdução

O estado nutricional materno, assim como o ganho de peso gestacional, vem sendo foco atual de vários estudos devido ao seu papel determinante sobre os desfechos gestacionais. Dos quais se destacam o crescimento fetal e o peso ao nascer, que podem trazer implicações para a saúde doindivíduo ao longo da vida (BARKER,1989; ZADIC, 2003).

O peso ao nascer deve ser utilizado para direcionamento de políticas e programas específicos de saúde e nutrição por ser um indicador de áreas e situações de risco, que reflete a qualidade da atenção dispensada à gestante, seu estado nutricional antes e durante a gestação e os fatores de risco aos quais está exposta (BARROS, 1987).De acordo com a Classificação de Puffer & Serrano (1987), o recém-nascido é considerado baixo peso quando nasce com menos de 2.500g. O estado nutricional do recém nascido é calculado de acordo com o Índice de Rohrer, obtido através da divisão do peso do bebê (g) pela respectiva altura ao cubo (cm) e multiplicando por cem. Se o resultado obtido for menor que 2,0, o recém-nascido é consideradodesnutrido (VITOLO, 2010).

Observam-se maiores prevalências de Baixo Peso ao Nascer nos países em desenvolvimento, podendo ser justificado pelas condições de vida desfavoráveis destes lugares. Já em países mais desenvolvidos, isso ocorre principalmente por conta de nascimentos pré-termo (BARROS et al, 1996).

O déficit de altura nos primeiros anos de vida (um importante indicador dadesnutrição infantil) se encontra em altas prevalências em famílias com menor renda na região Norte do país. Tem-se que, ao relacionar a renda familiar e altura de crianças com menos de cinco anos, a POF estima em 6,0% o déficit de altura em crianças até 5 anos, abaixo da estimativa de 7,1% obtida em 2006-2007 em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, com no padrão da OMS (POF, 2008-2009).Segundo a POF 2008-09, o déficit de altura em menores de cinco anos atingiu de forma semelhante os meninos e meninas: 6,3% e 5,7%, respectivamente, com ênfase no primeiro ano de vida (8,4% e 9,4%, respectivamente), diminuindo para cerca de 7% no segundo ano e oscilando em torno de 4% a 6% nas idades de dois a quatro anos. Além disso, foi maior no Norte (8,5%) e menor no Sul (3,9%). Não houve grandesvariações para os meios urbano e rural. A maior diferença em pontos percentuais ocorreu nos estratos de renda: existia déficit em 8,2% das crianças até cinco anos das famílias no estrato com rendimento per capita até ¼ de salário mínimo e em 3,1%, quando esses rendimentos superavam cinco salários mínimos (POF, 2008-2009).
Existe uma relação inversamente proporcional entre a renda familiar eo déficit de peso-para-idade das crianças, o que indica que a desnutrição infantil concentra-se nas famílias de renda de até meio salário mínimo per capita (IBGE, 2003). De acordo com Andrade et al (2001), tem-se em famílias com baixa renda (inferior a um salário mínimo), a incidência do Baixo Peso ao Nascer e da mortalidade perinatal três vezes maior que em famílias de maior renda.

(2)Causas

De acordo com a Pan American Health Organization,  há evidências de que o peso do recém-nascido é intimamente dependente do estado nutricional materno, levando a concluir que a condição nutricional ao nascer é um reflexo do período intra-uterino.

O BPN pode se dar por baixo suprimento de nutrientes para o feto durante a gestação pode ser por conta da diminuição dapermeabilidade placentária ou da desnutrição materna, que pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal. (VITOLO, 2010). (KRAMER,1987; KRAMER,2002)

São encontrados também inúmeros estudos sobre fatores potencialmente determinantes do peso ao nascer, como o sexo do recém-nascido, sua etnia, o peso e a estatura...
tracking img