A arte de pilotar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas Básicas de Pilotagem

O Kart é diferente de um carro normal e por isso a pilotagem também deve ser diferente. Em um carro de rua, o diferencial compensa o raio da curva e faz a roda de foragirar mais do que a de dentro, considerando que ela percorre um caminho mais longo. O kart não tem diferencial, isso quer dizer que as rodas de tração (traseiras) sempre rodam juntas. Sem odiferencial, as rodas traseiras não compensam o raio da curva e o carro faz a curva derrapando.

Geral:

Primeiro de tudo: o pedal da direita acelera e o da esquerda freia!

Tenha em mente que, quandoderrapam, as rodas do kart giram em falso e o kart perde tração. E tração é o mais importante no kart. Tente sempre derrapar o mínimo possível, mantendo as quatro rodas em contato firme com o chão eempurrando o carro pra frente.

Outra coisa importante é o momentum (o bom e velho embalo). O kart não tem marchas, isso significa que ele tem uma relação só entre o motor e as rodas. Diferentemente docarro de rua, que tem várias marchas, cada uma cobrindo uma faixa de trabalho do motor. Sem embalo, com certeza o seu tempo vai ser alto! Com uma só marcha, o kart está ajustado pra andar mais ou menosbem com motor cheio mas perde na retomada.

Com esse conceito de embalo na cabeça, procure sempre manter uma tocada rápida e balanceada, evitando ao máximo reduzir demais a velocidade. Às vezes éaté melhor fazer uma curva com uma derrapagem controlada para garantir que você vai sair embalado, sem perder muito tempo.

Evite acelerar e frear bruscamente, para evitar derrapagens desnecessárias.Evite frear em curva e mantenha sempre o pé no acelerador, mesmo nas frenagens, para manter o motor cheio e diminuir o tempo das retomadas.

Curva:

A menor distância entre dois pontos é umareta. Aplique isso na prática! Tenha em mente que em linha reta você anda mais rápido e estude o circuito para fazer as tomadas de curva corretamente. A melhor tomada de curva é aquela que você perde...
tracking img