Temas transversais

O que são temas transversais?
A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais.
Com isso o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados econtextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos.
Esse trabalho requer uma reflexão ética como eixo norteador, por envolver
posicionamentos e concepções a respeito de suas causas e efeitos, de sua dimensão histórica e política.

O que são temas transversais do 1° segmento do ensino fundamental?

Os temas transversais dos novosparâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana.São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.

Objetivos do ensino fundamental
1. Construir a compreensão da cidadania e participação social
2. Desenvolver pensamento crítico eético
3. Possibilitar a construção do conhecimento sobre o Brasil em todas as suas dimensões, valorizando a pluralidade do seu patrimônio sócio-cultural.
4. Desenvolver no educando o auto-conhecimento, a auto-confiança, auto-valorização e a sua percepção como agente questionador e transformador da realidade.
5. Construir a capacidade de utilização das diferentes linguagens, da lógica, dacriatividade, da instituição para a construção do conhecimento.
6. Orientar sobre a possibilidade de uso dos multi-meios de informação.
Objetivos dos temas transversais
Ao lado do conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de
informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa
sociedade, os objetivos do ensino fundamental apontam anecessidade de que os alunos se
tornem capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a
injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação
nas diferentes situações da vida. Tomando essa idéia central como meta, cada um dos temas traz objetivos específicos que os norteiam.


Os Temas

Ética - A Ética diz respeito àsreflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: “Como agir perante os outros?”. Verifica-se que tal pergunta é ampla, complexa e sua resposta implica tomadas de posição valorativas. A questão central das preocupações éticas é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de igualdade e eqüidade. Na escola, o tema Ética encontrase, em primeiro lugar, nas próprias relaçõesentre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. Em segundo lugar, o tema Ética encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se, o conhecimento não é neutro, nem impermeável a valores de todo tipo. Finalmente, encontra-se nos demais Temas Transversais, já que, de uma forma ou de outra, tratam de valores e normas. Em suma, a reflexão sobreas diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania.
Partindo dessa perspectiva, o tema Ética traz a proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética. Para isso foram eleitos como eixos do trabalho quatro blocos de conteúdo: Respeito...
tracking img