Crescimento e desenvolvimento humano - 0 à 2 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A criança: fatores que influenciam seu desenvolvimento motor.

Resumo

Vários estudiosos vêm pesquisando acerca do desenvolvimento humano, mas somente há alguns anos estes trabalhos vêm se fortalecendo, sendo o desenvolvimento a característica fundamental da criança que cresce e se transforma como indivíduo, e se auto afirma em sociedade. O propósito deste artigo é apresentar osumário de alguns eventos de grande relevância para o desenvolvimento motor em áreas como maturação biológica, influência do meio ambiente e da família para aquisição de elementos da motricidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, que resultou em um artigo de revisão. É notória a importância das experiências motoras básicas para o desenvolvimento humano, pois prioriza-se omovimento nas fases iniciais de desenvolvimento da criança, embora seja imprescindível para todas as fases da vida.

Unitermos: Desenvolvimento humano. Criança. Desenvolvimento motor

Abstract

Several researchers have been studying the human behavior, but for only a few years these studies have become stronger, and the development is the main characteristic of the child whogrows and becomes an individual, and gets self-confidence in the society. The purpose of this article is to present the summary of some events of great relevance for the motor development in areas such as biological maturation, influence of the environment and the family for the acquisition of motricity elements. It is notorious the importance of basic motor experiences for the human development oncethe movement of starting phases of the child's development is a priority, although it is necessary for all stages of life.

Keywords: Human development. Child. Motor development

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 143 - Abril de 2010

1 / 1

1. Introdução

Estudos sobre o desenvolvimento humano têm recebido atenção desde1920 (TANI, 1988), mas a primeira hipótese acerca do processo de desenvolvimento, foi a maturacional, relegando a um segundo plano o papel das experiências (GESELL, 1929 apud TANI et al, 1988).

A visão tradicional que explicava o desenvolvimento como um processo exclusivamente maturacional passou a ser questionada. Com a constatação de que a maturação não é o único mecanismo atuante nodesenvolvimento, as características do ambiente e da tarefa numa dada execução motora ganharam atenção especial nos novos estudos (MANOEL, 2000).

Ainda de acordo com o mesmo autor, Prechtl (1997) argumenta que os movimentos fetais desempenham um papel crucial na regulação do desenvolvimento do próprio sistema nervoso, sendo o andar bípede um dos estados finais esperados referente aosprimeiros doze meses de vida no que tange o desenvolvimento motor (cf. McGRAW, 1945 apud TANI et al, 1988).

O desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela obtenção de um vasto repertório de movimentos, possibilitando que a criança adquira um amplo domínio dos elementos da motricidade como motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal elateralidade (ROSA NETO, 2002), a fim de que possam ser utilizadas em suas rotinas cotidianas.

Tudo é importante para a criança se desenvolver: jogos, aventuras, vivência com outras crianças, espaço físico natural. Nos últimos anos, mudanças sociais alteraram significativamente a estrutura de vida familiar, transformando radicalmente os hábitos cotidianos, diminuindo a autonomia dascrianças e afetando seu desenvolvimento motor. É notório que a possibilidade de ação motora da criança vem diminuindo drasticamente como conseqüência dessa mudança de estilo de vida, bem como suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridas.

O objetivo do presente estudo é desvendar alguns fatores que influenciam o desenvolvimento motor de crianças. A metodologia...
tracking img