A arte de ouvir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Caxias do Sul
Centro de CIÊNCIas contábeis, econômicas e Administrativas
departamento de administração
FUNDAMENTOS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR JOSÉ MÁRIO CANCIAN

A ARTE DE OUVIRCAXIAS DO SUL
2013

A arte de ouvir engloba diversos fatores determinantes para uma boa negociação. Através dela podemos aperfeiçoar o nosso raciocínio, nossa postura e dicção, ela nos ensina aser mais pacientes, concentrados e criativos, pois para uma boa comunicação é importante saber respeitar a opinião do outro e colocar-se em seu lugar. Numa negociação, saber ouvir pode ser consideradouma tática importante para extrair informações importantes que aumentarão o potencial de negociação e a capacidade de persuasão. Cabe ressaltar que esta tática também é utilizada para conhecer asnecessidades e os interesses das outras partes. Somente com a comunicação somos capazes de aprender a ouvir, respeitar ideias divergentes e aprimorar nossos conhecimentos. Enquanto não se estiverpreparado para ouvir o que a outra pessoa deseja, não se estará preparado para negociar.
Um ouvinte ativo ouve não só as palavras que lhe são ditas, mas também a mensagem que está por trás das palavras, ouseja, um ouvinte ativo é aquele que não ouve apenas com os ouvidos, mas também com os olhos, corpo, voz e emoção. Deve sempre buscar trabalhar intensamente como ouvinte, ousando a velocidade dopensamento para, mentalmente, sumarizar, pensar e antecipar o que a outra pessoa está dizendo.
O primeiro princípio básico para se ouvir bem é a consciência de que ouvir é um processo ativo. E o segundo édesenvolver as habilidades de bem ouvir em quatro níveis diferentes, sendo eles: entender o sentido pelo som, compreender o que ele esta dizendo; distinguir fatos de fantasias; ouvir com compreensãoimaginativa o ponto de vista do interlocutor.
A sinergia possibilita que a soma das partes produza um resultado maior do que se analisarmos as partes individualmente. As empresas buscam atingir a...
tracking img