A arte de ouvir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte do Saber Ouvir – as dimensões da Escuta Ativa




“Para ser capaz de realmente ouvir, a pessoa deve abandonar ou pôr de lado todos os preconceitos (...). Quando você está em um estado mental receptivo, as coisas podem ser facilmente compreendidas (...). Mas, infelizmente, a maioria de nós ouve através de uma tela de resistência. Somos cobertos por preconceitos, querreligiosos, quer espirituais, psicológicos ou científicos; ou por preocupações, desejos e temores diários. E com esses temores como tela, ouvimos. Portanto, na realidade, ouvimos nosso próprio ruído, nosso próprio som, não aquilo que está sendo dito”.
Krishnamurti,
A primeira e última liberdade


A sabedoria popular eternizou um dos jargões mais conhecidos no que se refere à comunicaçãoentre os seres humanos: temos dois ouvidos e apenas uma boca; portanto, devemos ouvir mais e falar menos. Não obstante esse conhecido alerta, existe uma grande carência na prática do ato de ouvir nas comunicações humanas.
Margaret Wheatley em seu livro Conversando a gente se entende (2003: 102/103), salienta que o ato de ouvir é um dos mais simples e curativos dos atos humanos. E acrescenta:“Ouvir alguém. Simplesmente ouvir. Não aconselhar nem orientar, mas ouvir silenciosamente, totalmente. (...) Por que ser ouvido tem tanto poder de cura? Não sabemos qual é a resposta completa a essa pergunta, mas sabemos que tem algo a ver com o fato de que ouvir cria uma relação”.
E a relação é a tendência natural da vida. Estamos nesse mundo interconectados com o Universo. Nada estáisolado, independente. Formamos uma imensa teia; no dizer de Fritjof Capra, a teia da vida. Portanto, é a partir das relações que tudo toma forma e nada que é vivo consegue se manter sozinho, mesmo que no conturbado mundo moderno estejamos cada vez mais afastados uns dos outros. Ainda assim, a nossa condição
natural nos conduz ao encontro, aos vínculos, às relações!
Os vínculos se estabelecem apartir do processo de comunicação. Por esse motivo, todos nós temos histórias a contar, mas se ninguém nos ouve, contamos a nós mesmos, e então começamos a nos isolar e a solidão pode se transformar em loucura.
O ato de ouvir propicia o encontro, nos aproxima, nos torna mais íntegros e mais saudáveis. Por outro lado, não ouvir nos afasta, nos isola, nos fragmenta, e a fragmentação sempreprovoca dor, sofrimento. Quantas pessoas se queixam de que ninguém os ouve? Quantos clientes atualmente, em muitas organizações, se queixam também dos mesmos motivos?
Quando isso acontece, nos sentimos ignorados e marginalizados e a tendência é nos juntarmos a outros para aumentar as probabilidades de sermos escutados. Talvez por esse motivo estejamos vivendo uma era tão barulhenta e o aumentoda intensidade da voz tenha uma relação direta com a nossa necessidade de ser ouvido.
É um fato que as pessoas estão literalmente clamando por atenção e farão o que for preciso para serem percebidas, para serem ouvidas. Assim, as coisas poderão ficar bem mais estridentes até que descubramos um modo de parar e ouvir os outros.
É ouvindo que abrimos uma porta para que o mundo entre. Oque, a quem e como ouvimos emoldura a nossa percepção da realidade.
Segundo Linda Ellinor e Glenna Gerard (1998:148) “ouvir pode ser o ato criativo mais poderoso que desempenhamos; ouvimos e criamos realidade com base no que ouvimos a cada momento. (...)[Por esse motivo], torna-se importante questionarmos sobre a maneira pela qual ouvimos. Estamos ouvindo a partir de nossa história passada, denossos preconceitos (pré-julgamentos), do que já sabemos ser verdadeiro e certo ou a partir da curiosidade e do desejo de expandirmos nossos horizontes, de vermos a partir de novas perspectivas?”.
Confúcio, um dos grandes sábios da antiguidade oriental, disse: “escutai com atenção o que o outro tem para dizer e serás capaz de ouvir além das palavras”. Saber ouvir exige quase sempre esforço...
tracking img