A arte de saber ouvir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante das pessoas criativas. As soluções criativas de problemas requerem o conhecimento de todos os aspectos relevantes dasituação e, na maioria das vezes, as informações vêm do diálogo com pessoas envolvidas ou afetadas pelo problema. Garimpar informações exige boas habilidades de comunicação, especialmente a de ouvir comatenção e sem preconceitos.
Embora reconheçamos a importância de prestar atenção ao que as pessoas falam, de um modo geral, somos maus ouvintes. Em algumas ocasiões, perdemos a paciência,interrompemos o interlocutor e o atropelamos com julgamentos prematuros. Em outras, deixamos de prestar atenção e passamos a pensar nos contra argumentos que apresentaremos ao final de sua demorada arenga.Nos dias de hoje, muito se fala na arte de falar bem.
No nosso tempo prevalece o “blá blá blá”, onde todos falam e ninguém se ouve verdadeiramente. Quem fala muito não ouve.
Todos nósgostamos de expor as nossas idéias e de ter uma participação no decurso de uma conversa com amigos. É normal desejarmos expor as nossas experiências, a nossa visão do mundo. A dificuldade está em saberouvir, sem interromper uma idéia que se está a formar na boca de outrem, sem interromper o fio de um pensamento.

Quanto mais você desenvolver a habilidade de saber ouvir os outros, maior suaprobabilidade de prestar atenção nas necessidades das pessoas que estão a sua volta. Pessoas que não ouvem atentamente e ativamente, não conseguem captar informações importantes ou obter o apoio daspessoas.

Ouvir com atenção significa compreender sem avaliar ou julgar os pontos de vista da outra pessoa. Ouvir é tão difícil quanto pensar no que se ouve, mas totalmente necessário. Devemos nosesforçar para ouvir posições contrárias às nossas, devemos dar a chance para que o “outro lado” possa construir seu raciocínio e expor as justificativas às suas idéias. Somente desta forma podemos...
tracking img