A arte de ouvir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO


Estamos vivenciando em uma época totalmente globalizada, na qual mudanças, novas tecnologias, novas tendências surgem a toda hora, sem se quer percebemos.
As empresas para sobreviverem nesse contexto, em que sofrem uma forte ameaça pelos diversos concorrentes (tanto nacionais como internacionais), necessitam sempre estar muito atualizadas, globalizadas eatentas aos fatores externos da empresa.
A implementação de um Plano de Marketing bem elaborado pode trazer à empresa uma vantagem competitiva frente ao mercado concorrente. Pois este identifica as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado oferece à organização, permitindo assim que situações inesperadas não ocorram por serem previstas com antecedência.
A partirdesses dados a empresa define suas metas, objetivos, e procura ter conhecimento extremo das necessidades de seus clientes, buscando um progresso à empresa.
A empresa EXO localizada em Campinas, São Paulo é uma empresa de consultoria em excelência organizacional que está inserida neste mercado globalizado altamente competitivo. Diante desta situação, podemos notar a necessidade de estudar e elaborarum Plano de Marketing com o objetivo de que a EXO se torne altamente competitiva no mercado global.
Devido a essa realidade apresentada o trabalho irá sugerir um Plano de Marketing para a empresa, visando à expansão desta.






1. DEFINIÇÃO DA OPORTUNIDADE


1. Caracterização da Organização e seu ambiente


1.1.1 Caracterização da Organização


Nome da organização:EXO Consultoria e Excelência Organizacional.


Endereço, telefone, fax e Site:

Avenida Doutor José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150
CEP: 13091-611 – Vila Madalena – Campinas, SP
Tel.: 19-3207- 4443 / 3207-4692
Site : www.exo.com.br


Nome do(s) proprietário(s):

Joaquim Emanuel Santini
Elisabeth Gondin SantiniIsabelle Santini
Rodrigo Santini


Ramo de atividade, tipos de produtos e serviços:

Serviços de consultoria para o aprimoramento da excelência operacional.


Nacionalidade:

Brasileira


Faturamento:

US$ 4 milhões


Tamanho da empresa:


Pequena


Número de estabelecimentos:

Um estabelecimento emCampinas – SP


Histórico da organização:

A EXO (Excelência Organizacional) foi fundada em 1993, por seu atual diretor-presidente, Joaquim Santini, com o objetivo de desenvolver e oferecer ao mercado serviços de consultoria e treinamento que contribuíssem para o aprimoramento da excelência operacional de seus clientes.
No início de suas atividades, os principais projetosrealizados voltavam-se à implementação da Gestão da Qualidade Total (TQM) e certificação de normas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. O destaque do tema de Gerenciamento de Processos nos meios acadêmicos e empresariais em meados dos 90s impulsionou o desenvolvimento de uma metodologia, inovadora para o mercado nacional, de implementação de sistemas normativos por meio da gestão deprocessos. O desenvolvimento deste novo produto contribuiu para a conquista de novos Clientes, a duplicação do faturamento da EXO e do aumento do número de colaboradores, que passaram de quatro para oito em apenas um ano. Neste momento, com o aumento dos negócios a gestão financeira e administrativa passou a ser realizada pela senhora Elisabeth Santini (esposa do diretor-presidente).
Em 1995,um projeto de gestão de processos bem sucedido no Lloyds Bank (Brasil), abriu os caminhos da consultoria para seu primeiro trabalho internacional. A EXO foi contratada para desenvolver um projeto semelhante no Banco Popular do Equador. Continuando a sua jornada de expansão dos negócios, em 1999, a EXO foi contratada para desenvolver na Novartis da América Latina e Canadá, um projeto similar ao...
tracking img