Web 2.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Web 2.0 e Estratégias de Aprendizagem

Não podemos negar que vivemos imersos em uma sociedade mediada por inúmeros recursos tecnológicos.

Na atualidade, a grande maioria das atividades humanas são realizadas com apoio de algum destes tipos de recursos.

Esses recursos são tão presentes no nosso dia a dia que, muitas das vezes, não nos damos conta deste fato. São aparelhos celulares,caixas eletrônicos, e-mails, MSN, computadores etc.

Uma das tecnologias que impactou profundamente a nossa sociedade foi a Internet. Desde sua criação, nos anos 80, ela vem transformando as relações sociais, econômicas e políticas.

No contexto educacional, a Internet possibilitou a ampliação dos espaços de aprendizagem e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino mediadas portecnologias.

Com o aprimoramento de técnicas e recursos, a Internet, a partir do ano de 2004, ganha novos contornos e possibilidades. O surgimento de novas ferramentas ampliou as possibilidades de Autoria, Interação, Colaboração e Relacionamentos Sociais por meio da Internet. Neste momento surge um novo conceito denominado ...

“A Web 2.0 representa a possibilidade de dar poder às massas, ou seja,não apenas os indivíduos podem comunicar-se entre si, mas podem, efetivamente, construir conhecimentos coletivos”.
(FILATRO, Andrea. SENAC/SP, Podcast News38, 2009.)

A utilização dessas interfaces no processo de aprendizagem a distância traz contribuições significativas para o processo de aprendizagem, já que podem:

a) Favorecer o compartilhamento e difusão de informações junto à comunidadede aprendizagem e ajudar aos professores e alunos a armazenarem e organizarem os seus documentos acadêmicos.

b) Facilitar a publicação de informações, quando comparadas às mídias tradicionais, tais como livros, revistas e periódicos, e o acesso às informações publicadas, colocando os alunos não somente como consumidores, mas também com produtores de conteúdo. c) Oferece novas formas deindexação que auxiliam a recuperação de informação.

d) Possibilita a realização de práticas educativas que valorizam a aprendizagem continuada e o desenvolvimento do espírito criativo e inovador. e) Contribui para o desenvolvimento das habilidades voltadas para a reflexão, a investigação, o autoaprendizado, a negociação, o compartilhamento de idéias e o trabalho colaborativo.

Qualquer pessoa podecriar um!

São arquivos de áudio em forma de programa de rádio disponibilizados na Internet.

Informações Tudo o que puder ser gravado em áudio pode virar um Podcast.

Músicas

Comentários

Aulas

Entrevistas

Opiniões

http://www.podcast1.com.br/

http://podcast.com/

Contribuições para o processo de aprendizagem
a) Reflexão e discussão de temáticas relacionadas a diferentesáreas de conhecimento b) Aperfeiçoamento da produção textual c) Aprendizagem colaborativa d) Desenvolvimento da capacidade argumentativa e) Aprimoramento da oratória

Estratégias de aprendizagem
a) b) c) d) Análise de entrevistas Criação de programa de rádios Revisão de conteúdos Apresentação de conteúdos das disciplinas

http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=492

Site comfrequente publicação de conteúdo Fácil formatação e rápida atualização da página
Individual ou em grupo Público ou privado

Diário virtual ou outras finalidades

Formação de rede social através de seguidores

Posts em ordem cronológica inversa

Combina textos, imagens, vídeos, links, playlists, chats

Interação autor / co-autor

Contribuições para o processo de aprendizagem
a) b) c)d) e) Aprimoramento da produção textual Desenvolvimento da autoria e co-autoria Espaço para construção coletiva Trocas interpessoais Produção de conteúdo

Estratégias de aprendizagem
a) Repositório de material relacionado ao conteúdo da disciplina b) Desenvolvimento de portfólios de atividades c) Desenvolvimento de atividades colaborativas d) Disponibilização de materiais complementares...
tracking img