Web 2.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Web 2.0
Introdução
A web 2.0, termo criado por Darcy DiNucci em 1999 e popularizado por Tim O’Reilly, é conhecida por ser a Web cujas páginas deixaram de ser estáticas, como antigamente, para se tornarem mais interativas aos usuários. Nela, as interfaces gráficas de rede adquiriram um maior perfil de comunicação com o usuário, permitindo interações livres como a criação e postagem decomentários em blogs, edição de páginas abertas como a Wikipédia, upload de vídeos para sites como YouTube e Google Videos, popularização da folksonomia (ato de marcar palavras-chaves relacionadas a determinado assunto para facilitar buscas), utilização de mensageiros instantâneos como o antigo Windows Live Messenger e o atual Skype, interatividade via redes sociais como Facebook, Google+, Twitter, entreoutros.
Fora estes fatores, conseguimos notar um grande avanço se compararmos as Web 1.0 e 2.0. Na web 1.0, a interação com o usuário era muito mais restrita (a apenas visualizações), direcionada mais exclusivamente a pesquisas e geralmente utilizando-se de uma telecomunicação simplex. O termo Web 2.0 foi criado para resumir um conjunto de novas feições importantes, inovadoras e diferentes aos daWeb 1.0
História
O termo “Web 2.0” foi primeiramente usado em janeiro de 1999 por Darcy DiNucci, um consultor de arquitetura de informações. Em seu artigo, “Fragmented Future”, DiNucci escreveu:
A WEB que conhecemos hoje, que carrega essencialmente telas estáticas na janela do browser, é apenas um embrião da Web futura. Os primeiros reflexos da Web 2.0 estão começando a aparecer, e estamoscomeçando a ver como esse embrião pode se desenvolver. A Web vai ser vista não como telas de textos e gráficos, mas como um mecanismo de transporte, o éter por onde a interatividade ocorre. Vai [...] aparecer na tela do seu computador, [...] no seu canal de TV, [...] no painel de seu carro, [...] nos videogames portáteis, [...] talvez até mesmo no seu forno de micro-ondas.
Escrevendo quando a PalmInc. estava introduzindo seu primeiro computador de mão provido de Web, e apoiando o acesso à Web via WAP, DiNucci viu a Web “fragmentando-se” num futuro que se extendeu muito longe da combinação browser/PC. Sua visão do futuro da Web focava em como a estrutura de informações básicas e o mecanismo de hyperlinks, introduzida pelo HTTP, seria utilizado por uma variedade de dispositivos e plataformas.Assim, o uso de DiNucci de “2.0” refere-se a uma próxima versão da Web que não se relaciona diretamente ao uso atual do termo.
O termo Web 2.0 não reapareceu até 2002. Autores desta época focam nos conceitos atualmente associados com o termo onde, como Scott Dietzen coloca, “a Web se torna uma plataforma universal de integração baseada em padrões”. John Robb escreveu: “O que é a Web 2.0? É umsistema que quebra com o antigo modelo de sites centralizados e move o poder da Web/Internet ao desktop.”
Em 2004, o termo começou sua ascensão popular quando o O’Reilly Media e o MediaLive organizaram a primeira conferência da Web 2.0. Na abertura, John Battelle e Tim O’Reilly destacaram suas definições da “Web como Plataforma”, onde aplicações de software são construífdos sobre a Web opondo-se aodesktop. O único aspecto desta migração, eles discutiam, é que “cliente sessão construindo o negócio para você”. Eles comentaram que as atividades dos conteúdos gerados pelos usuários (na forma de ideias, texto, vídeos ou fotos) poderia ser aproveitado para valorização. O’Reilly e Battelle contrastaram a Web 2.0 com o que eles chamam de “Web 1.0”. Eles associaram a Web 1.0 a modelos de negócios doNetscape e da Encyclopaedia Britannica Online. Por exemplo,
A Netscape apresentou “a web como plataforma” em termos do paradigma de softwares antigos: seu produto principal era o browser, uma aplicação da desktop, e sua estratégia era usar a dominância da empresa no mercado web para estabelecerum mercado de servidores de grande valia. O controle sobre padrões para a disponibilização do...
tracking img