Web 2.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web 2.0 é termo criado pelo empresário irlandês Tim O'Reilly, fundador da O’Reilly Media.

O termo Web 2.0 também é utilizado para classificar sites que seguem tendências de designmais 'limpo' e 'leve', utilizam tecnologias recentes como Ajax, CSS e XML, e adotam um ciclo de produto batizado de 'beta perpétuo', ou seja, estão sempre em fase de testes e introduzindonovas funções.

São considerados as grandes destaques da web 2.0 serviços como Wikipedia, Digg, YouTube, eBay, del.icio.us e Google Earth.
O conceito fundamental da Web 2.0 édesenvolver aplicativos que aproveitem a capacidade da Internet para se tornarem melhores conforme são utilizados pelas pessoas, usando para isso a inteligência coletiva. Exemplos de aplicativosdesse tipo são blogs (como o Novo na Rede, o GF Soluções), wikis (como a Wikipédia) e redes sociais (como o Orkut, facebook, twitter e mais recentemente o Google Buzz).

A web 2.0alcançou sucesso por utilizar um dos fatores que contribuíram para o crescimento da internet como meio de comunicação e entretenimento, ou seja, à constatação de que na internet o usuário temuma experiência totalmente diferente da obtida com a televisão ou qualquer outro meio de comunicação.

Enquanto a televisão transmite o seu conteúdo para o usuário, sem nenhumainteração, a internet possibilita ao usuário criar seu próprio conteúdo, participando dele ativamente por intermédio de blogs, wikis e redes sociais, acrescentando, modificando, transformando essanotícia e gerenciando o que deseja ou não receber, ler e comentar diariamente.

A web 2.0 tem sua base na participação, na colaboração online e na certeza de que as pessoas querem criarconteúdo em vez de apenas consumir, uma visão totalmente diferente do início da web quando só podíamos nos sentar a frente do computador e ler as matérias que nos eram apresentadas.
tracking img