Vygostky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS PARA VYGOTSKY

A “aprendizagem e considerado como um processo de internalização dos instrumentos construídos socialmente” (pg. 1). Dessa forma, formação de conceitos é importante no processo de aprendizagem, pois o indivíduo precisa ter interações sociais, já que se “desenvolve através da cultura nas inter-relações sociais” (pg.2).
No processo daaprendizagem, podemos dizer que ela passa primeiro pelo social para depois tornar-se individual.
A cultura é uma formadora de instrumentos, de sistemas simbólicos de representação do meio, permitindo aos homens interpretar a realidade, formando-se, modificando-se e transformando. Assim, para chegar ao desenvolvimento das estruturas psíquicas do homem, precisamos internalizar esses instrumentosmediadores, numa interação interpsicológica.
Para Vygotsky, “a internalização é uma reconstrução interna de uma operação externa, a apropriação de instrumentos e o uso de signos socialmente produzidos, permite ao homem a reconstrução de sua realidade externa, incorporando comportamentos culturalmente elaborados.”(pg. 2)
De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o processo de conceitualização évisto como social mediado pela palavra e pelo outro. (pg.2)
O texto tem como discussão central, estudos feitos por Luria e Vygotsky, que abordam o fato do desenvolvimento mental tem que ser visto como um processo histórico e tem que considerar a importância do meio, as mediações que perpassam o processo de desenvolvimento cognitivo e a sua função enquanto instrumento de apreensão do mundo. (pg. 3)A criança, desde o nascimento, no desenvolvimento infantil, tem contato com produtos historicamente construídos pela sociedade. A criança tem que ter interações com o meio para estabelecer relações com objetos, mediados pelos adultos, e que a linguagem é o instrumento mediador de análise da realidade mais forte e de suma importância para o desenvolvimento conceitual. De acordo com Vygotsky, apalavra é uma generalização que constitui um ato verbal de pensamento.
Para Vygotsky, o processo de formação de conceitos passa por 3 fases básicas, que estão divididas em vários estágios.
1º) Agregação desorganizada: amontoados vagos de objetos desiguais, fatores perceptuais são irrelevantes; predomínio do sincretismo.
2º) Pensamento por Complexos: os objetos isolados associam-se na mente dacriança não apenas devido as impressões subjetivas da criança, mas também devido as relações que de fato existem entre esses objetos. Consegue transcender da subjetividade para as impressões e relações objetivas das coisas. Inicia certa organização, agrupando os objetos de forma objetiva e relacional e não mais isoladamente entre si.
3º) Complexo de Pseudoconceito: A criança domina a linguagemverbal, porém não pensa conceitualmente, apenas utiliza do instrumento verbal, ou seja, ela não possui o desenvolvimento dos significados. O primeiro passo para abstração se dá quando a mesma agrupa os objetos com um “grau de semelhança”. Neste estágio, o agrupamento, que segundo Vygotsky, esses verdadeiros conceitos são chamados de “conceitos potenciais”, onde podem ser formados no pensamentoperceptual ou no prático, sempre voltado para a ação. Segundo o autor “[...] o traço abstraído do objeto é facilmente substituído por outros, enquanto que nos conceitos potenciais o traço abstraído não se funde facilmente entre outros traços.” (p.4)
O texto segue com as explicações de Luria, mostrando seus estudos sobre os estágios do desenvolvimento da criança, onde as palavras não são necessariamenteum fator de organização. Para o autor, o primeiro estágio é seguido pela classificação, ou seja: “[...] as palavras ainda não aparecem significativamente como meio independente de classificação; entretanto a criança já começou a comparar objetos.[...]” (p.5). Segundo os estudos feitos, percebe-se que a criança não se preocupa com as características concretas do objeto, ela não possui um...
tracking img